Notícias

Pesquisa de opinião

Primeira atividade do projeto Soma. teve ampla aprovação dos participantes

Encontro foi realizado no último dia 15 de Fevereiro, no auditório do Centro Universitário São Camilo
Foto: Patricia Pim/PMCI

Iniciativa da Prefeitura de Cachoeiro voltada ao treinamento e ao fortalecimento das lideranças comunitárias do município, o projeto Soma. teve sua primeira atividade bem avaliada pelos participantes.

Uma pesquisa de opinião, realizada pela Ouvidoria Geral do Município, mostrou uma aprovação de quase 96% dos presentes. O levantamento foi realizado, no último dia 15 de fevereiro, durante a abertura do projeto, que teve um público de quase 200 pessoas, incluindo representantes de diversas regiões do município. Na ocasião, eles assistiram a uma palestra sobre liderança.

Ainda segundo os dados coletados, quase 70% dos inscritos no projeto são mulheres, o que destaca a importância da participação feminina nas lideranças comunitárias.

Para a secretária municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Lilian Siqueira, esse dado é, especialmente, significativo, pois destaca a importância da participação feminina nas lideranças locais. “As mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais ativo na luta por melhorias em seus bairros, e o projeto Soma. vai fortalecer essa participação”, afirma.

Outro importante número observado no levantamento aponta que 42% dos entrevistados afirmam que a associação dos moradores de seus bairros não está devidamente regularizada.

De acordo com os organizadores, o Soma. vai, juntamente com parceiros, como a Federação dos Movimentos Populares e Associações de Moradores de Cachoeiro (Fammopoci) e o Centro Universitário São Camilo, auxiliar os participantes sobre as obrigações legais, bem como orientá-los no processo de regularização das associações e, até mesmo, na formação, quando a comunidade não possuir, além da construção de diversos projetos voltados para as particularidades de cada bairro.

“Ter uma associação ativa é muito importante para organização do bairro e ampliação da comunicação entre comunidade e poder público. Esse é um dos objetivos desse projeto: capacitar cidadãos com características de liderança para atuarem, de forma mais efetiva, em prol de suas comunidades”, finaliza Siqueira.