98 denúncias

Primeira semana de quarentena teve mais de 500 vistorias em estabelecimentos

Trabalho também inclui ações de conscientização
Foto: Márcia Leal/PMCI

De quinta-feira passada (18) até esta quarta-feira (24), primeira semana da quarentena para conter o avanço da Covid-19 no Espírito Santo, foram realizadas 536 vistorias em estabelecimentos de Cachoeiro de Itapemirim. O trabalho é realizado pelas equipes de Fiscalização da Prefeitura, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Além do trabalho rotineiro de fiscalização, com 98 visitas a bairros e distritos diversos, as equipes também apuraram 98 denúncias de desrespeito às normas restritivas. No total, foram expedidas 62 notificações a estabelecimentos nessa primeira semana.

Das denúncias apuradas, apenas duas não partiram do Disk Aglomeração. O número de chamados do canal mais que dobrou nesse período.

Além da fiscalização, a Prefeitura de Cachoeiro também está promovendo ações de conscientização. No último fim de semana, dois carros de som percorreram o interior do município informando sobre as medidas restritivas, em locais como Conduru, Coutinho, Pacotuba, Itaoca, Gruta, Timbó, Soturno e Gironda

“A maior parte dos estabelecimentos está cumprindo as medidas. Lamentavelmente, há pessoas que insistem em contrariar as normas, e isso pode acarretar em sanções. Temos buscado o diálogo sempre, mas é preciso que todos tomem consciência da situação dramática a que chegamos na saúde pública, para que possamos superar esse desafio com união”, afirma o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, que coordena o Serviço Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19 no município.

Para denúncias, o Disk Aglomeração realiza atendimentos 24 horas. Os cidadãos podem acionar a central pelo telefone 153, pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral ou pelo aplicativo de celular “Todos Juntos”.