Primeira turma da Guarda Municipal conclui aulas de tiro

Agentes também recebem informações sobre legislação e conduta

A primeira turma do curso de formação profissional da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro conclui a disciplina de armamento e tiro nesta quinta-feira (13). As aulas aconteceram no Clube de Tiro, localizado no bairro Vila Rica, sendo ministradas por cinco instrutores da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES).

O treinamento em tiro, iniciado na semana passada, é realizado com revólveres calibre 38. Os guardas tiveram que realizar vários tipos de exercício, sendo capacitados para utilizar o armamento a partir de diversas posições e situações (em pé, agachados, tiro curto, tiro à distância, dentre outras). Do dia 17 a 19 e de 24 a 27, será a vez da segunda turma da GCM realizar o treinamento no Clube de Tiro.

“O conteúdo segue a matriz curricular nacional e inclui também informações sobre legislação e regras de segurança. Os guardas tiveram uma evolução muito rápida e se saíram muito bem”, afirma o instrutor e coordenador da disciplina de armamento e tiro da Acadepol, Dilson Vicente Nunes.

Para a conclusão do curso, que tem 550 horas de aulas teóricas e práticas em 28 disciplinas, restarão ainda as disciplinas práticas de estágio de trânsito, relações interpessoais (apenas para a segunda turma), boletim online e a palestra final da Acadepol-ES.

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) deu início aos procedimentos para firmar convênio com a Polícia Federal, visando a emissão dos portes de arma de fogo.

“Estamos muito perto da conclusão desse ciclo de capacitação, que é uma das medidas para que a GCM possa voltar a usar armas. Quem sairá ganhando é a sociedade cachoeirense, que contará com profissionais ainda mais preparados para atuar nas demandas de segurança pública da cidade”, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.