Prismas vão ajudar a direcionar trânsito na Ilha da Luz

Os serviços no local seguem até a semana que vem

Muitos motoristas em Cachoeiro insistem no desrespeito às regras na rotatória da Ilha da Luz, limite da avenida Beira Rio. Por isso, no fim de semana, a prefeitura começou a instalar prismas de concreto nos acessos que já têm, desde 2014, a marcação indicativa no asfalto.

A ação segue até a próxima semana e inclui o reforço na pintura, nessas mesmas áreas. Trata-se da sinalização horizontal, no asfalto, que direciona o fluxo e fornece a pedestres e motoristas informações sobre preferência, sentido e conversões.

Essa área recebe maior fluxo, geralmente, no fim do horário comercial. Por ali, passam veículos com destino à rua Bernardo Horta, que é mão contrária à Beira Rio, e, no sentido inverso, aos bairros Rubem Braga, Vila Rica e Elpídio Volpini (Valão).

Entre as irregularidades mais comuns, que buscam ser minimizadas no local por essa medida, estão o desrespeito ao direito da preferência e o tráfego sobre as marcas de canalização, área de segurança zebrada onde o carro não pode passar. Trafegar sobre essas marcas é infração gravíssima, e a penalidade inclui perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 880,41.

A quantidade de notificações e multas na rotatória da Ilha da Luz tem aumentado nos últimos meses. A revitalização na sinalização horizontal, por parte da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), busca diminuir a incidência de infrações.

“Nossa equipe vem avaliando este e outros locais de grande movimento e sempre estudando melhores formas de levar mais organização e segurança ao trânsito nessas áreas. Em alguns casos, quando as placas e a pintura na pista não são suficientes, é necessária a sinalização auxiliar”, explica Sebastião de Oliveira Almeida, subsecretário de Trânsito na prefeitura.