Notícias

Procon dá dicas na hora de contratar colônias de férias

No mercado, cresce a oferta de serviços que prometem aliar a diversão à segurança

As férias escolares de julho estão chegando e, nesse momento, os pais se deparam com a seguinte situação:  com quem e onde deixar os filhos nos períodos de trabalho? No mercado, cresce a oferta de colônias de férias, acampamentos, atividades recreativas, hoteizinhos e outros serviços que prometem aliar a diversão que os pequenos gostam à segurança que os pais desejam.

Para ajudar na hora da escolha desses serviços, o Procon de Cachoeiro de Itapemirim selecionou dicas importantes que não devem deixar de ser observadas. Elas vão desde a realização de uma visita ao local até a assinatura de um contrato, que preveja os direitos e deveres do contratante e do prestador de serviço.

Na dúvida, o coordenador do órgão municipal de defesa do consumidor, Marcos Cesario, orienta: “Não tenha vergonha de perguntar. Se a pessoa, depois de conversar com o prestador de serviço, ainda quiser esclarecer pontos que acredite ferir seus direitos na área do consumo, pode procurar nossa ajuda, de segunda a sexta, das 9h às 18h”.

 Para quem vai passear, planejamento é fundamental

Para quem está buscando opções de lazer para curtir com o filho, o coordenador conta que planejamento é fundamental. O primeiro passo é pensar no que e quanto se pode gastar, para evitar endividamentos. Tudo deve estar nas contas, que devem incluir valores de passagens, gasolina, ingressos, balas e outros.

É uma boa oportunidade para colocar as crianças na história e ajudá-los a definir prioridades, iniciando uma boa educação financeira. Se o dinheiro for curto, uma possibilidade é buscar alternativas de lazer dentro da própria cidade, sendo que algumas delas são gratuitas. Dá para se divertir, sem gastar muito.

Dicas antes de contratar atividades de férias para os filhos:

1 – Busque informações sobre a empresa que está oferecendo o serviço com pessoas que já contrataram ou mesmo na internet.

2 – Verifique se o local em que seu filho vai ficar tem condições adequadas de segurança, como alvará do Corpo de Bombeiros.

3 – Pesquise sobre as pessoas que ficarão encarregadas de tomar conta de seus filhos, buscando informação a respeito da qualificação dos mesmos, da formação.

4 – Fique atento à quantidade de cuidadores e de crianças.

5 – Pergunte sobre a oferta de primeiros socorros, em casos de acidentes. Veja como são prestados e para onde são levadas as crianças que passam mal.

6 – Procure saber, com antecedência, a idade mínima e máxima atendida.

7 – Verifique se o local oferece alimentação adequada à idade.

8 – Se houver panfletos ou materiais de divulgação, durante a visita, verifique verbalmente todos os itens anunciados.