Notícias

Procon dá dicas para compras do Dia das Crianças

Pesquisa de preços é uma das recomendações dor órgão de defesa do consumidor

O Dia das Crianças está chegando e muita gente ainda não fez a compra dos presentes para os filhos. Para quem deixou para a última hora, o Procon de Cachoeiro recomenda cautela.

Segundo o coordenador do Procon municipal, Marcos Cesário, é normal que, nessa época, ocorra um aumento da oferta de produtos. Por isso, a primeira recomendação é que os consumidores façam uma pesquisa de preços antes de se decidir, perguntando, inclusive, sobre a possibilidade de descontos à vista. Sites de lojas e encartes podem ajudar.

Nessa hora, o ideal é deixar as crianças em casa. Elas são facilmente seduzidas com a grande variedade de produtos, o que pode ter como consequência um aumento no valor final do presente. Porém, se isso não for possível, é preciso que os pais deixem claro o quanto eles podem gastar.

“A pesquisa de preços, aliada ao bom senso e planejamento do consumidor, é fundamental para que o orçamento familiar não fique comprometido. Ao escolher os presentes, prefira o pagamento à vista. Se a compra a prazo se tornar a única opção, fique atento às taxas de juros, número de parcelas e ao Custo Efetivo Total da operação para evitar gastos desnecessários”, lembra Cesário.

Além dessas dicas, seguem outras abaixo, com cuidados específicos a serem tomados para cada tipo de presente. Confira:

Perfumes e cosméticos: Fique atento à rotulagem, que deve ter o número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento, modo de uso, dados sobre o fabricante ou importador e, em alguns casos, precauções e cuidados no manuseio.

Roupas e acessórios: Quando o consumidor compra roupas, tecidos, toalhas e lençóis, acaba se preocupando mais com a beleza e preço dos produtos. Entretanto, a etiqueta de identificação é muito importante e obrigatória para todos os itens deste segmento. Nela, o consumidor pode conferir informações necessárias: dados do fabricante ou importador; país de origem; indicação de tamanho; cuidados com a conservação e composição; informações sobre as fibras do produto.

Eletrodomésticos/ eletroeletrônicos: Ao adquirir eletrodomésticos, solicite, no local da compra, uma demonstração de funcionamento e avalie se atendem às necessidades do seu presenteado. Além da beleza, leve em conta o espaço disponível e a rede de assistência técnica. Observe se a voltagem é compatível (110 ou 220 V), se é preciso comprar adaptadores para as tomadas e dê preferência aos produtos mais econômicos.

Brinquedos: verifique a existência do selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro); a faixa etária para a qual o brinquedo é destinado; as instruções de uso, se há pilhas ou baterias inclusas e se corresponde à publicidade ou informações descritas na embalagem.

Celular: deve ser sempre adquirido em lojas autorizadas, lacrado e dentro da embalagem original, que deve haver a relação de rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e o termo de garantia contratual. Na questão serviços, avalie quais as necessidades da pessoa a ser presenteada.

Computadores e notebooks: informe-se sobre marcas, modelos, componentes e programas utilizados, verificando o uso que será dado à máquina, pois, muitas vezes, os recursos mais avançados e caros não são necessários ao uso (informal, doméstico).

Vale-presente: É importante definir com o lojista, e anotar na nota fiscal, de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale e a efetiva aquisição do produto. O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contravale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto. Defina e registre, por escrito, em que consiste o vale presente (tipo de artigo, tamanho, cor, marca, etc.), se existe um prazo para usá-lo e, quando for o caso, se ele tem validade em todas as lojas da rede.