Notícias

Direito do consumidor

Procon dá dicas para compras na Semana Santa e divulga pesquisa de preços

É importante verificar a embalagem dos ovos de chocolate, que deve estar em boas condições
Foto: Reprodução/web

Para ajudar os consumidores na hora das compras dos alimentos para Semana Santa, o Procon de Cachoeiro oferece algumas dicas para a população.

De acordo com o órgão, antes de realizar a compra, é importante conferir se os produtos industrializados estão em boas condições de consumo e verificar a higiene dos estabelecimentos e funcionários.

Os fornecedores de produtos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados. Além disso, é essencial verificar a procedência e armazenamento dos alimentos.

O Procon ressalta, ainda, que todo item deve ter o preço devidamente exposto e o consumidor não deve comprar produtos vencidos ou com embalagem que não esteja em bom estado de conservação.

Em relação aos chocolates, também é importante verificar o rótulo dos ovos, que deve conter todas as informações sobre o produto. A embalagem precisa estar em boas condições, sem sinais de violação, furos ou amassados.

A orientação também é para que, se puder, o cliente não leve crianças para os estabelecimentos, para evitar gastos desnecessários. Além disso, é fundamental guardar a nota fiscal das compras para possíveis trocas de produtos.

O coordenador do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel, recomenda que a população pesquise preços antes de ir às compras. “É importante sempre pesquisar preços, buscar promoções, com o objetivo de economizar. Essa é uma dica que vale não somente para Semana Santa, mas também para todas as épocas do ano”, afirma.

Também como forma de ajudar os consumidores cachoeirenses, o Procon realizou uma pesquisa de preços com os produtos mais procurados nesta época, como bacalhau, peixes, frutos do mar, batata, azeite e chocolates. O levantamento, feito em diversos estabelecimentos da cidade, está disponível no site: www.cachoeiro.es.gov.br/procon.