Notícias

Procon dá dicas para não errar na compra do presente de Natal

É importante pesquisar preços em diferentes estabelecimentos e evitar deixar as compras para última hora

O Natal é uma época de lojas cheias, filas nos caixas, pacotes coloridos e muita correria atrás do melhor presente. Contudo, para fazer uma boa compra é preciso estar atento para evitar que a pressa cause dores de cabeça no final do ano.

Para começar, fuja da correria de última hora e compre com antecedência. Evite cair na tentação do consumo por impulso. Afinal,  janeiro está aí e para muitos vem acompanhado do IPTU, da lista do material escolar, do IPVA e da fatura dos presentes de Natal.

Ao escolher os presentes, prefira o pagamento à vista. Se a compra a prazo se tornar a única opção, fique atento às taxas de juros, número de parcelas e ao Custo Efetivo Total da operação para evitar gastos desnecessários. Uma eficiente ferramenta para pesquisa e negociação de condições mais favoráveis é a publicidade da concorrência: encartes, anúncios ou folhetos de outros estabelecimentos sempre ajudam. Depois do pagamento, peça a nota fiscal.

Quem ficou na dúvida na hora de comprar ainda pode conferir as dicas do Procon de Cachoeiro, que ajudam a não decepcionar na hora do presente.

Perfumes e cosméticos – Fique atento à rotulagem, pois deve constar o número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento, modo de uso, dados sobre o fabricante ou importador e, em alguns casos, precauções e cuidados no manuseio.

Roupas e acessórios – Verifique a etiqueta de roupas, tecidos, toalhas, lençóis, pois nela o consumidor pode conferir informações necessárias: dados do fabricante ou importador; país de origem; indicação de tamanho; cuidados com a conservação e composição; informações sobre as fibras do produto.

Eletrodomésticos/ eletroeletrônicos – Solicite, no local da compra, uma demonstração de funcionamento do aparelho. Teste as funções e avalie se o mesmo atende às necessidades do seu presenteado. Definir qual a marca e o modelo mais adequados à sua residência, frente a atual variedade encontrada à venda, não é nada fácil. Além da beleza, leve em conta o espaço disponível, o uso do aparelho e a rede de assistência técnica. Peça uma demonstração ao funcionário da loja. Observe se a voltagem é compatível (110 ou 220 V) e dê preferência aos produtos mais econômicos indicados pelo selo PROCEL Fique atento também se as tomadas dos aparelhos são compatíveis com os plugues de sua residência. Caso não sejam, você precisará comprar adaptadores.

Brinquedos – devem ter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), faixa etária a que é destinado, informações de uso. Além disso, veja se é necessário comprar pilhas ou baterias à parte.

Celular – Deve ser adquirido em lojas autorizadas, tem que estar lacrado e dentro da embalagem original deve haver a relação de rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e o termo de garantia contratual. Na questão serviços, avalie quais as necessidades da pessoa a ser presenteada. Desta forma, fica mais fácil escolher se pré-pago ou pós-pago, assim como, os pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras.

CDs, DVDs e Livros – Peça para verificar uma amostra para escutar no estabelecimento ou folear. Estes produtos devem ser comercializados lacrados.
Computadores e notebooks – Informe-se sobre as marcas, modelos, componentes e programas utilizados, avalie o uso que será dado à máquina, pois muitas vezes os recursos dos modelos mais avançados e caros não são necessários ao uso (informal, doméstico) que será dado ao produto.

Vale-presente – É importante definir com o lojista e anotar na nota fiscal de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale presente e a efetiva aquisição do produto. O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contravale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto. Defina e registre, por escrito, em que consiste o vale presente (tipo de artigo, tamanho, cor, marca, etc.), se existe um prazo para usá-lo e, quando for o caso, se ele tem validade em todas as lojas da rede.