Notícias

5 de junho

Procon de Cachoeiro celebra o Dia do Meio Ambiente com dicas de consumo sustentável

Cada vez mais, a prática do consumo sustentável vem sendo difundida mundo afora como forma de preservação do planeta. Isso quer dizer que, na hora de consumir, as pessoas estão escolhendo produtos fabricados com uso racional de recursos naturais e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados, por exemplo.

O Procon de Cachoeiro aproveita a passagem do Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta sábado (5), para apresentar dicas de como ser um consumidor mais consciente e comprometido com essa tão importante causa.

“Cada consumidor que adquire hábitos de consumo consciente e sustentável ajuda a melhorar a comunidade em que está inserido”, destaca o coordenador executivo do órgão, Fabiano Pimentel.

Veja as dicas:

  • Na hora de comprar, questione e avalie bem a sua decisão. Adquira apenas o necessário. Sempre que possível, reutilize produtos e embalagens. Não compre aquilo que você pode consertar, transformar e reutilizar. Planeje suas compras;
  • Informe-se sobre a origem e o destino dos produtos que você consome. Busque informações sobre como e por quem foram produzidos. Produtos feitos com métodos sustentáveis e em uma relação de emprego saudável ajudam a cadeia produtiva a ser mais responsável e minimiza os impactos no meio ambiente;
  • Reduza a papelada optando por contas digitais e recusando notas fiscais físicas, por exemplo. Quando não for possível, faça bom uso do papel, utilizando os dois lados;
  • Procure levar suas compras em sacolas reutilizáveis ou em caixas, evitando as sacolinhas plásticas;
  • Na compra de eletrodomésticos, busque informações sobre a política de coleta, reciclagem e fabricação de produtos de baixo consumo de energia e substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas mais econômicas. Lembre-se de, ao deixar o ambiente vazio, apagar a luz.
  • Reduza o tempo de banho, ligue a máquina de lavar roupa apenas com a carga cheia e não deixe torneiras pingando. Feche a torneira enquanto ensaboa as louças, lava as mãos ou escova os dentes, por exemplo.
  • Sempre que puder deixe o carro na garagem. Transporte coletivo, bicicleta ou ir caminhando aos compromissos são as formas mais baratas e que menos agridem o meio ambiente. Quando for de carro, incentive e organize a carona entre amigos, vizinhos e familiares. Se puder, dê preferência aos biocombustíveis, que agridem menos ao meio ambiente;
  • Leia os rótulos e busque a origem dos alimentos ou produtos, além de pesquisar sobre o processo produtivo. Se possível, dê preferência a produtos feitos com material reciclado e produtos orgânicos.