Notícias

Férias

Procon de Cachoeiro dá dicas para contratação de pacotes de viagens

Preços, condições de pagamento, comodidades incluídas estão entre as questões a serem avaliadas
Foto: Ilustrativa

No período de virada de ano, muitas pessoas estão de férias e desejam curtir viajando. Uma das opções é a contratação de pacotes de viagem com serviços especializados – e, para isso, o Procon de Cachoeiro dá algumas dicas.

O ideal é se programar com antecedência, realizando pesquisa de preços de passagens e hospedagens. Quem optar por contratar agência de viagens deve ficar atento ao que é ofertado no pacote (nacionais e internacionais; individuais e coletivos) e verificar se a empresa está regularmente cadastrada junto ao Ministério do Turismo.

“Sempre recomendamos aos consumidores uma pesquisa de preços antes de fechar qualquer negócio. Para viagens não é diferente. É importante observar que o passeio não pode comprometer suas despesas fixas mensais, como água, energia e alimentação” destaca o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.

O órgão recomenda ainda que seja feita uma cautelosa avaliação das condições ofertadas por sites ou aplicativos especializados que oferecem promoções nas passagens aéreas e pacotes de viagens – que podem incluir desde o transporte, hospedagem e alimentação, até traslados, passeios opcionais e serviços complementares a preços acessíveis, para evitar uma futura dor de cabeça.

Sendo assim, uma recomendação importante é ficar atento à localização e condições da hospedagem oferecida, sobretudo com relação às opções de alimentação incluídas (meia-pensão, pensão completa ou tudo incluso).

Mais um detalhe importante que deve ser avaliado na hora de escolher um pacote turístico é saber quais passeios estão incluídos. Em alguns casos, é oferecido somente um city tour, inicialmente, com a possibilidade de fechar outros programas de acordo com a preferência.

Como a pandemia de Covid-19 ainda não acabou, é fundamental que o consumidor que for viajar de férias preste atenção às notícias sobre a disseminação do vírus no local de destino e quais são as medidas de segurança determinadas por lá.

Em caso de cancelamento da viagem, se a iniciativa for por parte da agência, ela deve fazer o reembolso da quantia paga, incluindo prejuízos financeiros e possíveis danos materiais ou morais. No entanto, se o consumidor quiser cancelar o serviço, deve fazê-lo por escrito, atendo-se ao que dispõe o contrato e ao valor total do pacote, uma vez que a empresa pode cobrar multa, sendo, que nas compras pela internet, o consumidor deverá seguir as orientações do site. Quanto mais próximo da viagem ocorrer o cancelamento, maior será o valor a ser pago.

Caso suspeite de alguma irregularidade ou tenha dúvidas, procure o Procon de Cachoeiro. O órgão está localizado na rua Bernardo Horta, 204, bairro Guandu, e atende de segunda a sexta, das 12h às 17h. O telefone de contato é o (28) 3155-5262.