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Procon de Cachoeiro eleva índice de resolução de queixas

A maioria das reclamações é direcionada a empresas do setor de telefonia

O Procon de Cachoeiro já realizou neste ano 7.289 atendimentos, resolvendo cerca de 90% dos processos relativos a demandas de consumidores. Os índices são superiores aos do ano passado, em que foram registrados 6.505 atendimentos, com 80% dos casos resolvidos.

A maioria das queixas foi direcionada a empresas do setor de telecomunicações (telefonia fixa e móvel, por exemplo). Em seguida, vêm concessionárias de serviços de energia elétrica e de água, lojas varejistas, bancos e financeiras.

O coordenador do órgão, Marcos Cesário, ressalta que, em 2018, repetiu-se grande parte das instituições que foram alvos de reclamações em 2017.

“Esse fato se deve, dentre outras causas, às enormes demandas que chegam a essas empresas, que, às vezes, não têm condições de atendê-las. Tem, também, a questão do investimento, que é escasso e, quando acontece, não vai na mesma velocidade das ofertas feitas por essas instituições, o que explica, inclusive, a dificuldade que elas encontram para dar conta dessas ofertas”, avalia Cesário.

Mais de 4,6 mil atendimentos em ações paralelas

Outros 4.608 consumidores foram atendidos este ano pelo Procon, por meio de ações paralelas, como o Procon Itinerante, que percorreu diferentes bairros, e os Mutirões de Negociação de Dívidas, que ocorreram em julho, na Feira de Negócios (com 1.300 atendimentos), e em setembro, durante as comemorações dos 28 anos do Código de Defesa do Consumidor, na praça Jerônimo Monteiro (com 2.773 atendimentos).

O balanço anual do órgão soma, também, cerca de 980 atos de fiscalização (compreendendo autuações, notificações, constatações, processos analisados e denúncias apuradas), 471 audiências e, ainda, sete palestras com foco na educação do consumidor, dos quais participaram 134 alunos da rede pública municipal e de instituições filantrópicas.

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