Notícias

Defesa do consumidor

Procon de Cachoeiro faz balanço da fiscalização na Black Friday

Equipe de fiscais percorreu comércio da área central na última semana
Foto: Divulgação/PMCI

Na última semana, em razão da Black Friday, a equipe de fiscalização do Procon de Cachoeiro percorreu o comércio da área central da cidade, com um trabalho de orientação e conscientização sobre as práticas comerciais adequadas.

De acordo com o órgão municipal de defesa do consumidor, alguns estabelecimentos foram orientados a fazer acertos imediatos. Na sexta-feira (26), os fiscais notificaram três estabelecimentos pelo descumprimento da lei estadual 11.377/2021, que determina que o valor promocional seja anunciado junto ao preço, imediatamente, anterior cobrado pelo produto. A equipe ainda efetuou três autuações referentes à propaganda enganosa e inadequada. 

“Além desses itens, a fiscalização também verificou a pesquisa de comparação de preços, para se certificar de que os descontos estão de acordo”, destaca o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.

Fabiano alerta, ainda, que o consumidor que não se lembrou de pegar a nota fiscal pode pedir ao estabelecimento para emitir uma declaração de compra. “É a garantia da compra e vai ser muito importante, caso haja algum problema”, explica.

O coordenador lembra, também, que alguns estabelecimentos continuam com promoções e condições especiais de pagamento. por isso, o consumidor não pode relaxar nos cuidados ao realizar suas compras. “Fazer uma pesquisa de preços antes de comprar é fundamental em qualquer época do ano”, frisa.

Consumidores que tiveram algum problema nas compras podem procurar o Procon Cachoeiro, que fica na rua Bernardo Horta, nº 210. O funcionamento é de segunda a sexta, das 12h às 17h. Mais informações pelo telefone 3155-5262.