Direitos do consumidor

Procon de Cachoeiro orienta sobre sistema de cashback

Consumidores devem ficar atentos ao valor real do produto antes de efetuar o pagamento
Foto: Reprodução/web

É cada vez mais comum que estabelecimentos comerciais utilizem a prática do cashback, termo em inglês que, na tradução literal, significa “dinheiro de volta”. 

Trata-se de um modelo de pagamento que devolve parte do valor pago em produtos e serviços ao consumidor. Ao efetuar uma compra, o usuário recebe parte do valor investido, que pode ser resgatado e transferido para a conta-corrente. 

“O cashback funciona como se fosse um desconto invertido, em que o consumidor faz um cadastro para conseguir esse benefício, e embora pareça algo extremamente prático, algumas empresas estabelecem um valor mínimo para resgate de parte do dinheiro pago pelo produto”, explica o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.

Segundo Pimentel, é preciso cuidado para que o modelo do cashback não influencie o consumidor a comprar compulsivamente. “É preciso que haja um consumo consciente”, finaliza. 

De acordo com o Procon, é comum os consumidores serem atraídos por um preço promocional, mas são surpreendidos, na hora do pagamento, pela informação de que a promoção contempla apenas consumidores que optarem por formas de pagamento específicas.

Desse modo, o preço verdadeiro do produto não é devidamente informado, induzindo o consumidor ao erro. Caso o fornecedor deseje veicular as vantagens econômicas ou realizar promoções para determinadas formas de pagamento, pode fazê-lo, sem esconder, entretanto, o real valor do produto.

A informação sobre o preço dos itens é um direito básico do consumidor, de origem constitucional, previsto no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor. 

Fale com o Procon

Para mais esclarecimentos, os consumidores podem entrar em contato com o Procon de Cachoeiro, por meio do telefone (28) 3155-5362 ou procurar atendimento presencial, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. O horário de funcionamento é das 12h às 17h.