Procon divulga cadastro de reclamações fundamentadas

Estão listados os processos arquivados em Cachoeiro durante o ano passado

Já está disponível no portal da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim a lista com as reclamações fundamentadas, via Procon, direcionadas a fornecedores de serviço ou produto. A publicação é anual e funciona também como guia aos consumidores.

É considerada fundamentada a reclamação que tem respaldo legal, ou seja, aquela onde há razão em cobrar o direito. Desta vez, o ranking traz 1074 reclamações fundamentadas, compreendidas entre atendidas ou não atendidas após a intervenção do órgão de defesa do consumidor.

Os processos listados são aqueles arquivados durante o ano passado, e a lista ficará disponível para consulta na página principal do portal da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) durante quatro meses.

“O principal intuito é deixar acessível à população os registros de reclamação, como mais um instrumento ao consumidor para se proteger de possíveis adversidades. A prevenção passa por esse processo de educação de cada um, para formarmos um ambiente de mais respeito aos direitos do consumidor”, destaca o coordenador executivo do Procon, Marcos Cesário.

Para chegar ao resultado final da lista, o processo conta com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), um conjunto de dados que integra todos os órgãos ligados ao Procon em todo o país. O sistema oferece ainda diversas ferramentas para gestão do atendimento aos consumidores.