Notícias

Procon fiscaliza comércio de Cachoeiro às vésperas do Natal

Disponibilizar Código do Consumidor para consulta é uma das obrigações dos lojistas

 

A equipe de fiscalização do Procon de Cachoeiro de Itapemirim está trabalhando neste mês para garantir os direitos de quem faz compras na cidade. Até a próxima sexta (21), os fiscais estarão percorrendo as ruas da cidade, analisando vitrines, propagandas de ofertas, exposição de preços de mercadorias e formas de pagamento.

A ação acontece desde o último dia 5. Até sexta-feira (13), o órgão de defesa do consumidor tinha realizado 10 autuações. A maioria delas por causa da falta de informações sobre forma de pagamento aceita pelo lojista, que pode ser à vista, a prazo, por meio de cartões de crédito, entre outras. Isso ajuda a pessoa a decidir ou não pela compra antes de passar pelo caixa, evitando constrangimentos.

Segundo o coordenador do Procon de Cachoeiro, Marcos Cesário, em 2017 já havia sido feito um trabalho de esclarecimento nesse sentido, sendo que a maioria dos lojistas não informava. 

Mas neste ano, o órgão realizou uma ação educativa e medidas estão sendo tomadas para adequação. Os estabelecimentos que insistirem no erro poderão, inclusive, serem multados.

No entanto, Cesário avalia que o trabalho vem dando resultados positivos. “No ano passado, uma das lojas estava sem a placa informando a forma de pagamento. Neste ano, ao chegarmos lá, a gerente lembrou o ocorrido e fez questão de mostrar que se adequou e que está respeitando a lei”, conta.