Procon orienta consumidores sobre compra de carnes

Uma dica é ver as informações referentes à origem da carne

A Operação Carne Fraca, que investiga a qualidade do produto vendido por grandes frigoríficos, está preocupando os consumidores de Cachoeiro de Itapemirim. Apesar de nenhuma empresa do Espírito Santo ter sido citada até agora, o Procon Municipal segue atento e orienta os cachoeirenses a terem alguns cuidados na hora das compras.

Segundo o coordenador do Procon Municipal, Marcos Cesario, o primeiro passo é observar as condições de higiene do local em que o produto está sendo comprado. O segundo é ver as informações referentes à origem da carne ou se existe água no chão, o que pode demonstrar que a mercadoria não está sendo armazenada corretamente.

Outra dica é não comprar carne de ambulantes, sem nota fiscal, pois os animais podem ter sido abatidos sem condições de higiene. Quando a carne for bovina, o consumidor nunca deve levar para casa aquelas com partes escurecidas ou que já estejam moídas, a fim de evitar a mistura da fresca com a deteriorada e da de primeira com a de segunda.

Os peixes devem ser firmes, com olhos brilhantes e salientes, guelras vermelhas e sem viscosidades. Já as aves, também devem se apresentar firmes e devem ter cor amarelo-pálida. Manchas azuis, esverdeadas ou cheiro forte, indicam a deterioração do produto.

Os embutidos não devem conter manchas ou água dentro das embalagens, que também devem constar informações referentes ao fornecedor, data de validade e procedência.

O Procon de Cachoeiro também orienta que, ao passar no caixa, o consumidor não deve se esquecer da nota fiscal. Ela é a garantia de ressarcimento, caso haja problemas com o produto.