Procon registra aumento nas reclamações sobre compras on-line

Maior número de queixas é referente a produtos eletrônicos
Foto: Divulgação/PMCI

O Procon de Cachoeiro registrou um aumento de 30% nas reclamações relacionadas ao comércio eletrônico, nos últimos quatro meses.

De acordo com o órgão municipal de defesa do consumidor, o maior número de manifestações recebidas é referente à aquisição de produtos eletrônicos.

Entre as queixas, estão o não recebimento do produto ou o recebimento de item diferente do comprado, além de atraso na entrega.

O Procon ressalta que, com a pandemia e a recomendação pelo isolamento social, é natural que haja um crescimento no número de compras pela internet, mas o consumidor precisa ser cauteloso, uma vez que, apesar de todas as vantagens dessa modalidade, há sites não confiáveis e riscos de fraudes.

“É recomendável que o consumidor não compre por impulso. Antes de efetuar a compra, é válido pesquisar os preços do produto em sites diferentes e verificar se o endereço eletrônico é seguro e idôneo”, frisa o coordenador do Procon de Cachoeiro, Osvaldo de Souza.

Confira outras dicas do Procon para as compras on-line:

. O Procon aconselha que o cliente verifique, se o site possui um endereço comercial físico, anote o telefone e, diante de qualquer dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

. Para garantir que o site é um ambiente seguro, é importante verificar o símbolo de um cadeado no canto direito superior da janela do navegador, pois, assim, é possível confiar que os dados do cartão de crédito não serão divulgados.

. O Procon também recomenda que não se utilize comércio eletrônico ou internet banking em computadores de terceiros ou de acesso público, como em bibliotecas ou lan houses.

. Após finalizar a compra, a loja deverá enviar por e-mail um comprovante com o número do pedido e o prazo de entrega. O consumidor deve imprimir e guardar até o recebimento do produto. Caso não seja entregue, ele poderá reclamar da empresa junto ao Procon.

. O consumidor virtual também pode verificar se existem reclamações contra o site que ele pretende comprar e, ainda, se há denúncias relativas à empresa na Junta Comercial do Estado.

. Na modalidade do comércio virtual, o consumidor tem garantido o direito à devolução do produto em até sete dias úteis, caso não fique satisfeito com a mercadoria. Porém, a desistência deve ser comunicada por escrito com solicitação de comprovante de recebimento. Nesse caso, o consumidor tem direito ao reembolso total dos valores pagos, inclusive, do frete.

. Outra dica importante é para que o consumidor nunca faça depósitos bancários em nome de pessoas físicas. Isso pode ser um indício de que a empresa não trabalha corretamente.

Compras coletivas

Outra modalidade, na internet, são as compras coletivas, em que é possível adquirir produtos e serviços com até 70% de desconto, caso um número mínimo de pessoas se interesse pela oferta. No entanto, os sites de compras coletivas exigem ainda mais cuidado do consumidor:

. O Procon aconselha ao cliente utilizar esse tipo de compra em sites de instituições confiáveis, que tenham endereço físico, telefone fixo e número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

. De acordo com o órgão, para uma compra coletiva bem-sucedida, é importante ler as regras com atenção, que geralmente estão em letras pequenas no pé da página e verificar a validade da oferta.

Contato com o Procon de Cachoeiro
Telefones: (28) 3155-5262 e (28) 3155-5276.