Produtores rurais participam de curso sobre Associativismo

A primeira aula do curso foi realizada nesta segunda (12), em São Vicente

Produtores rurais de Cachoeiro estão tendo a oportunidade de aprender sobre Associativismo em um curso gratuito oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A capacitação foi iniciada nesta segunda-feira (12) e segue até quarta (14), com atividades no salão da igreja católica da comunidade de Boa Vista, no distrito de São Vicente.

O objetivo é preparar o público para a formação de uma associação ou cooperativa na comunidade, a partir de conteúdos como liderança, legislação, mapeamento comunitário, identificação de recursos, potencialidades, possíveis parceiros, entre outros. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado.

“Este curso é parte do processo de criação do Circuito Pedra da Penha, de Turismo Rural, e seu conteúdo é voltado para fortalecer o relacionamento e as iniciativas de cooperação entre os agricultores, na gestão de empreendimentos coletivos, que tenham por finalidade a melhoria da renda e das condições de vida nas comunidades rurais”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valadão.

Circuito

De iniciativa da Semai, o projeto de Circuito de Turismo Rural tem como objetivo gerar alternativas de emprego e renda para os agricultores e seus familiares, a partir da oferta de produtos agrícolas e serviços de lazer, aliados à riqueza de recursos naturais e às paisagens do interior de Cachoeiro.

O trabalho de formação do Circuito é feito por etapas. As primeiras foram visitas técnicas da equipe responsável a municípios capixabas com circuitos bem estruturados para análise dos modelos adotados e um seminário para mobilização dos produtores rurais.

De acordo com o secretário Robertson Valladão, o processo deve durar cerca de três anos, abrangendo a conclusão das fases de capacitação dos agricultores, de planejamento estratégico, de análise dos empreendimentos, de consultorias individuais, de missões técnicas, de avaliação de projetos, de criação da identidade visual do Circuito e de organização das atividades coletivas.