Produtores rurais participam de formação sobre agroindústria

O curso tem sete módulos e as aulas acontecem sempre às terças, de 8h às 17h

Um curso sobre Agroindústria Profissional direcionado a produtores rurais de Cachoeiro foi iniciado nesta terça-feira (9). As atividades da formação, que tem sete módulos, acontecem sempre às terças-feiras, de 8h às 17h, no auditório do Sindicato Rural do município, localizado no bairro Independência.

A capacitação é organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo é auxiliar os trabalhadores do campo que desejam iniciar um negócio profissional voltado para agroindústria, bem como fortalecer e incentivar aqueles que já possuem empreendimento no ramo, ensinando novas estratégias e esclarecendo dúvidas.

Dentre os conteúdos da capacitação estão: introdução à agroindústria; legalização, saúde e qualidade; boas práticas de fabricação; gestão estratégica; gestão financeira; gestão operacional; e consultorias técnica e gerencial. O curso é ministrado pelos professores Francisca Rodrigues Gonçalves e Rodrigo Martins de Souza.

“A produção agropecuária nas pequenas propriedades é limitada devido a vários fatores, como o tamanho da área e pouca disponibilidade de mão de obra, de máquinas e de infraestrutura. Então, para garantir uma renda adequada às suas necessidades, o agricultor precisa, além de aplicar as tecnologias disponíveis para melhorar a produtividade, agregar valor ao produto primário. Por isso a importância da profissionalização em agroindústrias”, explica o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valadão.

Apoio a agroindústrias

Atualmente, 42 agroindústrias recebem apoio da Prefeitura de Cachoeiro. Dessas, sete são coletivas e as demais individuais. Os produtos fabricados incluem café, queijos, embutidos, pães, bolos, doces e biscoitos.