Desenvolvimento no campo

Prefeitura investiu R$ 3,1 milhões em produtos da agricultura em 2021

Investimento foi feito por meio de tíquete-feira e compra de alimentos para educação e ações sociais
Foto: Márcia Leal/PMCI

A produção rural de Cachoeiro foi beneficiada com R$ 3,1 milhões da Prefeitura em 2021. O valor corresponde a pagamentos do tíquete-feira e à compra de alimentos para merenda escolar e ações socioassistenciais.

No caso do tíquete-feira, a Prefeitura de Cachoeiro repassou R$ 1,9 milhão para a Cooperativa da Agricultura Familiar de Cachoeiro (CAF), responsável pela Feira do Servidor realizada na Ilha da Luz. A CAF recebe da administração municipal o dinheiro referente aos tíquetes utilizados pelos servidores nas comercializações e repassa aos cooperados, de acordo com as vendas de cada um. No total, 36 cooperados trabalham na feira.

Para a merenda das escolas, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) investiu R$ 983 mil em produtos da agricultura. O valor corresponde a 34,5% do repasse do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para Cachoeiro, sendo que o mínimo exigido pela legislação é de 30%.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) investiu R$ 141,2 mil na compra de itens alimentícios de produtores rurais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Compra Direta de Alimentos (CDA). Os itens foram direcionados a entidades de Cachoeiro e unidades de atendimento socioassistencial do poder público municipal, como os Centros de Referência Assistência Social (Cras), beneficiando 1.818 famílias.

“Ao todo, nós temos 170 cooperados que se beneficiam dessas ações do poder público. Esse investimento é muito importante para dar mais uma opção de renda aos produtores e contribuir para fixar os trabalhadores do campo em seus locais de origem, gerando desenvolvimento para o interior do município”, afirma Marcos Souza, presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Cachoeiro.

“Todos saem ganhando com esses investimentos: os produtores rurais, com incremento na renda; os servidores, com a complementação da alimentação pelo tíquete; os estudantes, com produtos de qualidade na merenda; os usuários das entidades e dos projetos socioassistenciais, que tanto necessitam desses alimentos. Com isso, todo o município se beneficia em termos de desenvolvimento econômico e social”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.