Notícias

Professores da Ufes ensinam astronomia para alunos de escolas municipais

Atividade terá observação do céu com luneta e telescópio

Alunos das escolas municipais “Anísio Vieira Ramos” e “Jenny Guardia”, de Cachoeiro, terão lições de astronomia com professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nesta quarta-feira (08).

Pela manhã e à tarde, os docentes vão conversar e tirar dúvidas dos estudantes inscritos na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que farão prova no próximo dia 17 de maio.

À noite, eles promoverão uma observação do céu, usando lunetas e telescópios. Estudantes, familiares e membros da comunidade que tiverem interesse em participar dessa atividade devem comparecer, a partir das 18h30, na escola “Anísio Ramos”, que fica na rua Antônio Pedro Cartelo, nº 33, bairro Vila Rica. A participação é gratuita.

O objetivo da atividade é promover, por meio de atividades lúdicas e cooperativas, um bate-papo dos estudantes com os professores da Ufes Fábio Bianchi de Moura e Paulo Antenor Ferreira da Costa.

A Secretaria Municipal de Educação está apoiando a iniciativa, oferecendo transporte para os professores convidados.

“A atividade que nossos estudantes terão é extremamente importante, pois estarão em contato com especialistas sobre o assunto e poderão entender melhor, na prática, o que já viram em sala de aula. Estimular o interesse pela astronomia é desenvolver novos conhecimentos sobre esse tema, relacionando-o com a Matemática, as Ciências, a História, entre outras disciplinas, através da experimentação lúdica e interativa”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“Também estamos incentivando todas as escolas da rede a participarem da OBA, como forma de despertar nos nossos alunos, ainda mais, o gosto pelo conhecimento científico”, complementa.