Professores de Cachoeiro iniciam curso sobre educação no trânsito

A capacitação terá carga horária de 120h, com duração de agosto a dezembro

Na noite desta terça-feira (30), o auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, recebeu a aula inaugural da formação continuada “Educação para o trânsito: por uma prática da ética e o exercício da cidadania”, voltada para professores da rede municipal de ensino de Cachoeiro. Na ocasião, também foi assinado o termo de cooperação técnica que viabiliza o curso.

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a formação será ofertada para os docentes que dão aula de artes, com objetivo de fazer com que os educadores desenvolvam atividades sobre o tema voltadas para alunos do 4º ano do ensino fundamental.

Além de professores e gestores, estiveram presentes o superintendente regional substituto da PRF no Espírito Santo, Helvio Souza Alves Júnior, e o policial rodoviário federal Adriano Bom Jesus, do Grupo de Educação de Trânsito e Cidadania da corporação.

“A capacitação dos professores é a primeira fase de uma proposta que busca formar uma geração mais consciente a respeito das leis de trânsito. É na infância que esse aprendizado deve ser reforçado, para garantirmos um futuro com mais consciência no trânsito”, destacou Victor Coelho.

“Criado há cerca de 20 anos, o nosso Código de Trânsito Brasileiro já traz, no artigo 76, a educação para o trânsito. Infelizmente, porém, nós perdemos gerações que não foram contempladas com esse tipo de ensino. Mas nunca é tarde para termos cidadãos mais conscientes, sejam pedestres, passageiros ou futuros condutores. Este curso é um dos caminhos para Cachoeiro ter um trânsito de paz”, acrescentou Guedes.

“Este é um momento que foi aguardado com ansiedade. Agradecemos à PRF, que se prontificou prontamente a nos ajudar, e à Semset, que já realiza em nossa rede de ensino, no dia a dia, ações educativas para o trânsito. Também agradecemos às escolas e aos professores que entenderam a proposta da iniciativa. Esta formação inédita é, apenas, o primeiro passo. Já estamos pensando nos próximos passos para 2020”, salientou a subsecretária de Educação, Patrícia Temporim.

“Para nós, da PRF, é uma satisfação estarmos aqui. Este projeto é muito importante. A educação sempre será a melhor saída. E reiteramos à prefeitura que estamos à disposição para ajudar. Aos professores que vão participar desta formação, peço que acreditem nesta causa”, finalizou o superintendente da PRF, Helvio Souza Alves Júnior.

Os encontros abordarão os seguintes temas: Sinalização de Trânsito, Leitura de Imagens, Meios de Transporte e Estatísticas. As aulas vão ser lecionadas por um servidor da Polícia Rodoviária Federal, que distribuirá uma apostila como material didático. A Gerência Pedagógica de Ensino (GPE) da Seme dará apoio com metodologias de trabalho para os conteúdos abordados pelo profissional da PRF.

Os professores que participarem da formação serão incentivados a utilizar tudo o que aprenderem, aplicando os ensinos aos estudantes do 4º ano. Haverá certificação para os profissionais que comparecerem à formação e aplicarem as atividades em sala de aula. O curso terá carga horária de 120h, com duração de agosto a dezembro.