Professores de Cachoeiro participam de formação sobre o Saeb

A atividade sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica ocorre no Cecapeb, em Morro Grande

Nesta quarta (13) e na quinta-feira (14), a Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) realiza uma formação para cerca de 50 professores da rede municipal que trabalham com a disciplina de língua portuguesa entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental. O encontro, nos dois dias, será com o professor Francisco Aurélio Ribeiro, que possui mais de 30 anos de experiência na área de ensino e pesquisa.

Promovida no Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor da Educação Básica (Cecapeb) Dr. Dirceu Cardoso, em Morro Grande, a atividade visa capacitar esses docentes para que, em sala de aula, eles preparem seus estudantes para a prova externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será aplicada neste ano.

O Saeb é o conjunto de avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

“Nosso intuito é elevar os índices do município; por isso, adquirimos material didático específico para essa formação. E Francisco Aurélio Ribeiro, que possui extenso currículo na área, vai apresentar estratégias de ensino pontuais para essas avaliações. Junto à Gerência Pedagógica de Ensino, ele fomentará meios didáticos para desenvolver atividades junto aos alunos que terão as provas”, esclarece Cristina Lens, secretária municipal de Educação.

Sobre Francisco Aurélio Ribeiro

Ao longo de três décadas, ele atuou como professor em diversas instituições públicas e privadas, nos ensinos fundamental, médio e superior (graduação e pós-graduação).

É, também, responsável pela orientação de teses de mestrado na área de letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Desenvolveu diversos trabalhos de pesquisa na área de literatura, tendo mais de 40 livros publicados (nos gêneros infantil, crônica, conto e pesquisa) e vários artigos de sua autoria.

Foi secretário de Cultura da Ufes no período de 1992 a 1995, sendo responsável, também, pela coordenação de cursos em nível de especialização e pós-graduação. Conduziu vários congressos como conferencista e apresentador de comunicação no Brasil e exterior. Participou ora como examinador, ora como elaborador de provas de literatura em diversos concursos públicos e vestibulares em vários estados brasileiros.

É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia Espírito-santense de Letras, da qual foi presidente em três mandatos.