Atividades remotas

Professores e alunos da rede municipal aprovam plataforma digital

Experiência com a ferramenta Google Sala de Aula amplia interação com estudantes
Foto: Divulgação/PMCI

“A experiência com o Google Sala de Aula é proveitosa, uma vez que me possibilita dar maior suporte ao aluno. Essa ferramenta, em tempo de pandemia, me ajuda, como professora, a me aproximar mais dos alunos. Essa interatividade contribuiu para que o feedback das atividades alcance, em tempo hábil, a resolução das tarefas propostas.”

O depoimento é de Aurilene Pinheiro dos Santos, professora da escola municipal “Maria Stael de Medeiros Teixeira”, que avalia como positiva a implantação da plataforma digital Google Sala de Aula, feita pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro.

Ao ampliar a interação remota entre professor e aluno, durante a suspensão das aulas presenciais decorrente da pandemia, a ferramenta tem agradado aos usuários, que são os docentes e estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública.

A professora Rosa Maria Estefanato, que leciona na escola “Reverendo Jader Gomes Coelho”, explica que, por meio da Google Sala de Aula, os alunos ficam mais inseridos no contexto escolar. Dessa forma, acompanham as postagens e interagem com o professor e colegas, tendo acesso às correções e intervenções necessárias.

“A plataforma, na minha prática, é um elo fundamental entre o professor e as famílias dos alunos durante o período de suspensão das aulas presenciais. É um recurso com muitas possibilidades, que permite a autonomia do aluno durante o seu aprendizado, o que é primordial neste momento em que a presença física do professor foi impossibilitada”, completa.

A ferramenta digital também é aprovada pelos alunos. “É uma plataforma muito legal de usar, pois nós, alunos, podemos tirar dúvidas com os professores e nos comunicar entre nós mesmos. Nós fazemos a tarefa, enviamos para os professores corrigirem e eles dão a devolutiva daquilo que precisava ser acertado”, relata Ana Clara Oliveira Sobral de Paula, que cursa o 7º ano na escola “Jenny Guardia”.

“Temos contato necessário e direto com a professora para esclarecimento de dúvidas das atividades, isso diminui, pelo menos um pouco, a falta das aulas presenciais”, salienta Maria Bolognini Sopeletto, do 3°ano da escola “São Francisco de Assis”.

Salas virtuais

Para possibilitar o acesso dos professores e estudantes à plataforma, a Seme disponibilizou e-mails e senhas institucionais. Cada turma tem o seu próprio ambiente virtual e os componentes curriculares estão organizados por tópicos. Os professores e alunos podem trocar mensagens para comunicação em tempo real e esclarecimento de dúvidas. Tudo pode ser acompanhado pelos pedagogos e gestores escolares.

Sem custos para o município, a implantação da plataforma na rede municipal de ensino foi realizada em 2020, pela equipe de Gerência de Auditoria e Documentação Escolar e Coordenação de Dados Estatísticos da Secretaria Municipal de Educação.

“Estamos felizes com a iniciativa e parabenizamos toda a equipe pelo afinco para vencer esse desafio. Sabemos que ainda temos muito a avançar, mas já conseguimos essa vitória nesses tempos de pandemia. Esse recurso é, totalmente, voltado à ampliação do acesso à aprendizagem”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Para os estudantes que não têm acesso à internet, são disponibilizadas atividades impressas. O responsável entra em contato com o gestor da escola em que o aluno está matriculado, para agendar um horário para retirada do material na unidade.

Para as turmas da pré-escola (Pré-I e Pré-II), as coletâneas pedagógicas continuam sendo disponibilizadas por meio da Sala Virtual do Portal do Aluno.