Valorização

Professores em designação temporária agora recebem vale-alimentação

A cerimônia de entrega dos cartões aconteceu na noite desta quinta (12)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os professores em Designação Temporária (DT), da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, contam, agora, com o benefício do auxílio-alimentação. A cerimônia de entrega dos cartões aconteceu, na noite desta quinta-feira (12), no auditório da escola estadual “Presidente Getúlio Vargas”, no bairro Abelardo Machado.

A conquista foi amplamente comemorada pelos diversos professores presentes na solenidade. “É um avanço e um grande sinal de reconhecimento do trabalho realizado pela categoria. Temos de agradecer à gestão municipal por esse olhar humano, que nos incentiva a fazer ainda melhor o nosso trabalho. É um benefício que, com certeza, fará muita diferença”, expressou o professor Flávio Duarte.

“Esse benefício será de grande ajuda. Não é somente uma quantia a mais no orçamento, mas é um sentimento de dignidade. Nossa profissão é muito importante e, quando benefícios como esse nos são concedidos, nos sentimos valorizados”, reforçou a professora, Isadora Louzada Palmieri.

O auxílio-alimentação para professores temporários foi garantido pela lei 7790/2019, sancionada pelo prefeito Victor Coelho em dezembro do ano passado. O benefício, atualmente, é de R$ 300 mensais para os que possuem carga horária mínima de 25 horas semanais. Já para aqueles que trabalham entre 15 e 25 horas, por semana, o valor será proporcional.

O secretário de Administração de Cachoeiro, Cláudio Mello ressaltou: “Nós temos a grande responsabilidade de lidar, com muita seriedade, com o dinheiro público. Por isso, depois de trabalharmos em busca do equilíbrio fiscal e financeiro, conseguimos conquistar mais essa vitória para os nossos servidores”.

Também presente na cerimônia, a secretaria municipal de Educação, Cristina Lens, salientou a importância dos professores na construção da sociedade e agradeceu o empenho dos profissionais nas salas de aula. “A educação municipal de Cachoeiro é boa e tem crescido graças aos esforços de cada profissional. Por isso, a conquista desse benefício precisa ser comemorada e estamos trabalhando para que os educadores sejam, cada vez mais, valorizados”, disse.

Em sua fala, o prefeito Victor Coelho fez uma retrospectiva das ações realizadas, ao longo da gestão, em prol da educação, como reformas de escolas, investimento em materiais pedagógicos de tecnologia, kits educacionais e melhoria na merenda escolar.

“Para nossa gestão, a educação sempre foi um dos focos principais, por ter papel fundamental na formação de cidadãos e na, por tanto, construção de uma cidade melhor. Estamos muito felizes por essa grande conquista, de valorização e reconhecimento dos profissionais que, incansavelmente, lutam por nossas crianças. Nos esforçamos muito para investir na infraestrutura, mas, também, prezamos muito pelos recursos humanos, com capacitações e formações continuadas, e agora, na parte remuneratória”, completou.

Outras categorias beneficiadas

Além dos professores em designação temporária, outras categorias de servidores municipais de Cachoeiro passaram a contar com auxílio-alimentação, em 2019 e neste ano: os agentes comunitários e de combate a endemias; servidores comissionados e os conselheiros tutelares. Antes, apenas servidores efetivos da Prefeitura recebiam o benefício.