Proteção à mulher

Profissionais da saúde são orientados sobre combate à violência contra mulheres

Servidores receberam orientações sobre como ajudar uma mulher vítima de violência
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, por meio da Coordenação de Políticas de Gênero, realizou, na manhã da última quinta-feira (25), uma capacitação direcionada a profissionais de saúde do município, em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro.

Intitulada “Como identificar uma agressão física e psicológica?”, a formação abordou pontos sensíveis ao tema, com o objetivo, também, de orientar os trabalhadores de saúde sobre os procedimentos adequados ao se depararem com um caso de violência.

A escrivã da Polícia Civil, Núbia Bazeth, palestrou sobre a atuação dos agentes de segurança no combate à violência contra a mulher, detalhando os mecanismos públicos voltados para a proteção das vítimas de agressão.

Maria Angélica Napolitano, psicóloga, falou sobre a violência psicológica e os impactos emocionais na vida de mulheres agredidas. Um tema, segundo ela, ainda pouco lembrado nas discussões sobre o assunto.

E por fim, Aline Aride, representando a Ouvidoria da Mulher, falou sobre o Sinal Vermelho, campanha desenvolvida para que a vítima consiga pedir ajuda em farmácias, órgãos públicos e agências bancárias mostrando, desenhado em suas mãos, um sinal vermelho.

Os profissionais da saúde que participaram da capacitação aprovaram a iniciativa da Semdes em promover esse debate. É o caso de Sônia Fonseca, que ressaltou a importância do olhar atento dos servidores, ao identificar uma possível vítima de agressão doméstica.

“É um debate muito relevante para nossa categoria. Estamos próximos das pessoas, dentro de suas casas e, muitas vezes, os sinais da violência doméstica são muito sutis. É importante estarmos preparados para orientar a mulher, sobre quais órgãos procurar e como pedir ajuda”, afirmou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, afirmou que a violência contra mulher é um assunto que precisa sempre estar em pauta na sociedade.

“Temos uma realidade muito dura no Brasil, onde muitas mulheres são, diariamente, vítimas de diversos tipos de agressões. Cabe a nós, gestores públicos, promovermos, cada vez mais, esse debate e lançar luz sobre essas mulheres que, infelizmente, muitas vezes, por medo, sofrem caladas”, afirmou.

“Ficamos muito satisfeitos com essa capacitação ofertada aos nossos servidores. Os trabalhadores da saúde podem desempenhar um papel muito importante no combate à violência doméstica, pois lidam, diariamente, com muitas famílias. Estamos felizes em poder contribuir”, comentou o secretário municipal de Saúde, Alex WIngler.

Atendimento à mulher vítima de violência

Em Cachoeiro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) tem uma parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (Deam), para atendimento às mulheres vítimas de agressão. O Creas conta com uma equipe técnica capacitada para ajudá-las a superar a situação de violência.

A unidade também atende demandas espontâneas, oferecendo atendimento psicológico às mulheres violentadas ou que se sentem em situação de risco. Sendo necessário, elas são encaminhadas para acompanhamento terapêutico, jurídico ou para o Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos, oferecido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Presenciou uma agressão? Denuncie!

Para denúncias de casos de violência contra a mulher, a orientação é acionar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cachoeiro, que fica na rua Coelho Melo, nº 1, no bairro Independência, em frente ao Fórum, e atende pelo telefone 3155-5084. Outro canal de denúncia é o telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher).