Notícias

PPG

Profissionais que atuam no combate à Covid-19 têm assistência psicológica e social

Cerest-CI realiza rodas de conversa com os profissionais de saúde e de outros setores do PPG
Foto: Divulgação/Cerest

Os profissionais do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), que atuam, diretamente, nos cuidados dos pacientes com suspeita de Covid-19, em Cachoeiro, estão recebendo apoio de psicólogo e de assistente social do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Cachoeiro (Cerest-CI).

O trabalho realizado por eles consiste em rodas de conversa, nas quais são abordadas a importância de cada profissional e suas necessidades físicas e emocionais, em meio ao enfrentamento à pandemia. O objetivo, assim, é contribuir com o bem-estar e a saúde de enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários dos setores administrativo e de serviços gerais.

As atividades tiveram início no mês de abril, no plantão diurno. Novas ações ocorrerão, à noite, nos próximos dias 29 de maio e 6 de junho. O trabalho é realizado em ambiente adequado, seguindo todo o protocolo sanitário.

“Após os dois primeiros encontros, vimos que o resultado foi muito bom. Os profissionais se sentem acolhidos e se mostram abertos e receptivos aos atendimentos. Muitos relatam sobre os problemas do dia a dia e até sobre preconceitos que têm sofrido. A proposta é cuidar de quem cuida dos outros. É muito importante oferecer uma atenção direcionada a eles neste momento em que todos estão mais sobrecarregados, emocionalmente, por conta da pandemia”, comenta a gerente do Cerest-CI, Silvana Favero Sabadini.

“Oferecer essas práticas integrativas contribui para dar mais tranquilidade aos profissionais que atuam na linda de frente do combate à Covid-19 e que precisam sair de casa para trabalhar. Eles são os mais afetados pelo estresse dos atendimentos diários. Isso pode gerar problemas na saúde física e mental deles, que tanta importância têm para a saúde pública do município”, ressalta a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Cerest-CI

O Cerest-CI é dedicado ao atendimento especializado a trabalhadores formais dos setores privado e público, autônomos, informais e desempregados devido a adoecimentos decorrentes das atividades de trabalho. Além da assistência para casos de doenças ou agravos decorrentes das atividades laborais, o órgão realiza ações de orientação, conscientização, bem como levantamentos a respeito da qualidade dos ambientes de trabalho e de dados epidemiológicos dos trabalhadores.