Programa de Aquisição de Alimentos tem 181 agricultores habilitados

Produtos comprados abastecem o Banco de Alimentos da prefeitura

Em Cachoeiro, 181 agricultores estão habilitados para fornecer produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é conduzido pela prefeitura e vai investir 869 mil na economia rural em um ano. O resultado da chamada pública com a lista de produtores que tiveram propostas classificadas foi publicado nesta semana no Diário Oficial do Município.

A compra de produtos da agricultura familiar por meio do programa faz parte das ações de segurança alimentar no município. Os itens adquiridos são encaminhados para o Banco de Alimentos da prefeitura, que abastece entidades socioassistenciais (como lares de idosos, hospitais filantrópicos e abrigos para crianças) e atende famílias referenciadas pelos Centros de Referência de Assistência Social com a distribuição de cestas.

“O número de produtores participantes da chamada pública superou nossas expectativas. E esse grande quantitativo, além de ajudar a diversificar os produtos que compramos com os recursos do programa, que é voltado à segurança alimentar de públicos em vulnerabilidade, também significa mais trabalho e renda para famílias do campo”, frisa a nutricionista e consultora interna da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Thaís Guerra.

Ainda segundo ela, a equipe responsável está tomando as medidas administrativas necessárias para começar o processo efetivo de compra, que é feita com recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).