Programa de preparação para mercado de trabalho certifica 170 pessoas

Solenidade aconteceu no Teatro Rubem Braga nesta semana

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro realizou, nesta semana, a certificação de 170 alunos participantes das oficinas de qualificação do Acessuas Trabalho, programa que ajuda a incluir pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Rubem Braga e contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, e outras autoridades. Alunos das 26 oficinas oferecidas receberam o certificado.

As atividades de qualificação ocorreram no período de dezembro passado até este mês, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), abrangendo temáticas diversas, como moda, beleza, técnicas de recepção, mercado de trabalho e informática básica.

Coordenado pela Semdes, o programa federal Acessuas Trabalho visa colaborar para que jovens e adultos, usuários dos serviços sociais, tenham mais oportunidades de conseguir um emprego ou  gerar renda autonomamente , a partir do conhecimento adquirido nos cursos.

Pessoas na faixa etária de 14 a 59, frequentadoras dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Juventude (CRJ) e outros equipamentos da assistência social, podem se inscrever para formar turmas e participar das oficinas. A previsão é de que um novo ciclo de capacitações comece em maio.

“Para a nossa gestão, esse é um momento de grande importância. Ao oportunizarmos qualificação profissional para tantas pessoas, ajudamos na construção de novos horizontes e perspectivas  de vida”, declara a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.