Programa gera renda no campo e fortalece segurança alimentar

Alimentos fornecidos por produtores rurais vão abastecer entidades socioassistenciais

Nesta quarta-feira (3), foi realizada no auditório da escola municipal Zima Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, em Cachoeiro, a assinatura do termo de compromisso por todos os agricultores que apresentaram proposta de venda de produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A compra de produtos da agricultura familiar por meio do programa faz parte das ações de segurança alimentar no município. Os itens adquiridos são entregues no Banco de Alimentos da prefeitura, que abastece entidades socioassistenciais (como lares de idosos, hospitais filantrópicos e abrigos para crianças) e atende famílias referenciadas pelos Centros de Referência de Assistência Social com a distribuição de cestas verdes.

Ao todo, são 181 agricultores habilitados para o fornecimento de produtos ao PAA. Gerido pela prefeitura de Cachoeiro, o programa vai investir na economia rural, durante um ano, R$ 869 mil em recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

“O PAA é muito importante, tanto por ser uma fonte de renda para agricultores familiares do município quanto por fortalecer as nossas ações de segurança alimentar e nutricional”, frisou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Habilitado para o PAA pela terceira vez, o produtor Fernando Damião, da localidade de Furquilha, distrito de Burarama, comentou sobre a venda de seus produtos e a credibilidade do programa. “Vendo bananas e algumas hortaliças. É fundamental este apoio para o homem do campo, pois é uma renda extra e temos a garantia do recebimento das mercadorias vendidas”, ressalta.

O prefeito Victor Coelho esteve no evento e também ressaltou a importância do programa. “Toda a ação em prol da agricultura familiar é sempre bem-vinda. E essa iniciativa é ainda mais relevante porque garante alimentos frescos e saudáveis para o público atendido por entidades socioassistenciais e para famílias em vulnerabilidade social, combatendo a insegurança alimentar no município”, destacou.

Em 2017, o PAA investiu R$ 859 mil na compra de produtos de 151 agricultores de Cachoeiro.