23 a 29 de maio

Programação preliminar da 8ª Bienal Rubem Braga é divulgada

Contação de histórias em escolas do município estão entre as atividades do evento cultural
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro divulgou a programação preliminar da 8ª Bienal Rubem Braga que, neste ano, terá como tema “Narrativa de vida e literatura: governança ambiental e sustentabilidade para um futuro inteligente”.

O evento será realizado entre os dias 23 e 29 de maio, em formato semipresencial, com a solenidade de abertura, mesas e lançamento de livros sendo transmitidos, ao vivo, pelo canal oficial da Semcult no YouTube (Semcult Cachoeiro).

Durante a programação, as mesas contarão com participantes renomados da área da literatura, cujos nomes serão divulgados nos próximos dias. A transmissão será feita diretamente do auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Os espectadores poderão interagir, enviando perguntas pelo WhatsApp, que serão acolhidas pelo mediador da mesa e respondidas pelos participantes.

“Dentro da programação da 8ª Bienal Rubem Braga, por meio das mesas literárias, vamos interagir diretamente com alunos de dezoito escolas públicas, privadas e faculdades de Cachoeiro de Itapemirim, que estarão presentes no auditório da Seme. Além de termos a participação, em vídeo, de escolas dos onze municípios que compõem a Superintendência Regional de Cachoeiro de Itapemirim, com uma grande quantidade de estudantes e público em geral que participarão da transmissão online”, comenta Lucimar Costa, subsecretário de Cultura de Cachoeiro e coordenador da Bienal.

A 8ª Bienal Rubem Braga contará também com ações nas escolas do município, por meio de contação de histórias, oficinas e apresentação de cosplayers. A expectativa da Seme é que cerca de 9,3 mil estudantes da rede municipal, 650 da rede estadual e alunos de escolas particulares participem das atividades.

Além disso, serão realizadas oficinas com materiais recicláveis (oficina Fazendo Arte e oficina Pedras Encantadas), para alunos do Ensino Fundamental II de 60 escolas públicas e privadas.

“Estamos muito contentes em realizar a 8ª Bienal Rubem Braga que, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, não pôde ser realizada no ano de 2020. Durante o planejamento da programação, o cenário pandêmico ainda gerava incertezas quanto às condições de realização de um evento desse porte no formato presencial. Por isso, optamos pelo modelo semipresencial que, certamente, não tirará o brilho e a importância de celebrarmos a literatura cachoeirense e a memória de Rubem Braga, nosso grande cronista”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Estante Bienal

Durante a semana da Bienal, livrarias de Cachoeiro foram convidadas a criarem a ‘Estante Bienal’, com uma seleção de livros de palestrantes, volumes lançados durante o evento e com assuntos afins aos temas debatidos.

Programação preliminar da 8ª Bienal Rubem Braga

Auditório Marco Antônio de Carvalho (apenas transmissão on-line):

Terça-feira 24/05:

— 19h – Sessão Solene de Abertura

— 20h – Conferência de Abertura: “Literatura e as narrativas de vida: governança ambiental e sustentabilidade para um futuro inteligente”. Participação: Antônio Torres – ABL – Rio de Janeiro. Mediação: Paula Garruth.

Quarta-feira 25/05

— 9h e 14h – Mesa: “Literatura fantástica x sobrevivência em um mundo real de violência ao próximo”. Participação:  Carolina Munhóz – Los Angeles. Mediação: Paula Garruth
.
— 19h – Mesa: “O meio ambiente como fonte inspiradora nos gêneros literários”. Participação:  Micheliny Verunschk – Pernambuco. Mediação: Roberto de Oliveira.

Quinta-feira 26/05

— 9h e 14h – Mesa: “Literatura de romance e a expectativa de viver outra vida”. Participação: Isa Colli – Bélgica. Mediação: Paula Garruth.

— 19h – Mesa: “Gênero lírico: a poesia dos sentimentos que me faz viver a vida que não é minha”. Participação: Claufe Rodrigues – Rio de Janeiro. Mediação: Beatriz Fraga.

Sexta-feira 27/05

— 9h e 14h – Mesa: “Literatura infanto-juvenil e a contribuição do diálogo da superação”. Participação: Roberta Malta – Rio de Janeiro. Mediação: Paula Garruth.

— 19h – Mesa: “Crônica: a apreciação de um tempo reflexivo entre o cinza e o verde”. Participação: Henrique Rodrigues – Rio de Janeiro. Mediação: Poliana Bitencurt.

Sábado 28/05

— 10h – Mesa de lançamentos de livros

— 15h – Mesa: “Sessão solene da academia cachoeirense de letras”

Domingo 29/05