Projeto de apadrinhamento afetivo abre inscrições em Cachoeiro

São três modalidades de apadrinhamento: padrinho afetivo, provedor ou prestador de serviços

Nesta segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) abriu as inscrições para o projeto de Apadrinhamento “Construindo laços de afeto e cuidado”, voltado a crianças e adolescentes atendidos em instituições de acolhimento.

O objetivo é que pessoas, famílias e empresas possam contribuir para o desenvolvimento dos acolhidos, seja a partir de convívio e experiências familiares, gerando vínculos afetivos seguros e duradouros, ou com apoio material, por meio do estímulo aos estudos, por exemplo.

Com o Apadrinhamento, queremos proporcionar à criança e ao adolescente vínculos afetivos externos à instituição em que são assistidos. É uma iniciativa que tem dado resultados muito positivos em outras cidades e que, temos certeza, será abraçada pela sociedade cachoeirense”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social do município, Márcia Bezerra.

Para a implantação do projeto, a Semdes apresentou a proposta a órgão como o Conselho Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Como ser participante do projeto

Para se tornar um padrinho ou madrinha do projeto, o candidato precisa ser maior de idade; ter residência fixa no município de Cachoeiro; apresentar disponibilidade para participar, efetivamente, da vida do afilhado, bem como das reuniões e oficinas com a equipe do projeto; permitir visitas técnicas em sua residência; concordar com as normas estabelecidas pela proposta do Apadrinhamento e a instituição de acolhimento.

Os interessados podem procurar a sede da Semdes, que fica localizada Ilha da Luz, na sala 11. Lá, serão informados, com mais precisão, sobre todas as etapas do projeto e as documentações necessárias para participar. Para mais informações, basta entrar em contato através dos números 3511-3972 | 3155-5380.

Modalidades de apadrinhamento

O projeto apresenta três modalidades de apadrinhamento:

Padrinho Afetivo: é aquele fará visitas regulares ao acolhido, buscando-o para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, proporcionando convivência sociofamiliar que produzam experiências gratificantes;

Padrinho Provedor: que dará suporte material ou financeiro à criança ou ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, vestuário, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva, idiomas ou contribuição financeira para alguma demanda específica do acolhido;

Padrinho Prestador de Serviços: profissional ou empresa que, por meio de ações de responsabilidade social junto às instituições, se cadastre para atender às crianças e aos adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade, apresentando um plano de atividades.