Rio Novo do Sul

Projeto de apadrinhamento afetivo de Cachoeiro é referência para município vizinho

Iniciativa tem foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes de instituições de acolhimento
Foto: Divulgação/PMCI

Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o projeto de apadrinhamento afetivo de Cachoeiro está servindo de referência para outros municípios que pretendem implantar a iniciativa.

Nesta semana, uma equipe técnica da Prefeitura de Rio Novo do Sul esteve com servidores da Semdes para conhecer o funcionamento do projeto, que possibilita que pessoas, famílias e empresas apadrinhem crianças e adolescentes atendidos nos serviços de acolhimento institucional, colaborando com o desenvolvimento deles.

Cachoeiro tem, atualmente, 185 padrinhos cadastrados nas três categorias do projeto: Padrinho Afetivo, Padrinho Provedor e Padrinho Prestador de Serviço.

Os afetivos realizam visitas aos acolhidos. Os provedores contribuem com doações, como materiais escolares. Já os prestadores de serviços promovem atividades lúdicas e projetos interativos, como oficinas de artesanato, brincadeiras, atividades culturais, passeios e piqueniques.

“As visitas técnicas de outros municípios indicam que Cachoeiro está fazendo um bom trabalho com esse projeto de apadrinhamento. Ficamos felizes por compartilhar as nossas experiências e desejamos que mais municípios abracem essa iniciativa solidária tão relevante para as crianças e adolescentes das instituições de acolhimento”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Como ser padrinho

Para se tornar um padrinho ou madrinha do projeto, o candidato precisa ser maior de 18 anos; ter residência fixa no município de Cachoeiro; apresentar disponibilidade para participar, efetivamente, da vida do afilhado, bem como das reuniões e oficinas com a equipe do projeto; permitir visitas técnicas em sua residência; concordar com as normas estabelecidas pela proposta do Apadrinhamento e a instituição de acolhimento.

Os interessados podem ligar para a sede da Semdes, por meio dos números (28) 3522-2417 ou (28) 3511-3972, para mais informações sobre todas as etapas do projeto e as documentações necessárias para participar.