Solidariedade

Projeto de Apadrinhamento Afetivo em Cachoeiro tem mais de 60 cadastros

Cadastrados compõem as três categorias: Padrinho Afetivo, Padrinho Provedor e Padrinho Prestador de Serviço
Foto: Divulgação/PMCI

O projeto de Apadrinhamento “Construindo laços de afeto e cuidado”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), tem avançado em Cachoeiro. Até o momento, mais de 60 cadastramentos foram realizados nas três categorias: Padrinho Afetivo, Padrinho Provedor e Padrinho Prestador de Serviço.

Promovido em favor das crianças e adolescentes atendidos em instituições de acolhimento do município, o projeto tem, na modalidade Afetiva, três casais participantes, até o momento. As visitas aos acolhidos são agendadas com a Equipe Técnica do Serviço de Acolhimento e com a Equipe Técnica do Projeto de Apadrinhamento. São realizadas respeitando-se as orientações sanitárias relacionadas ao novo coronavírus. (Covid-19).

Os inscritos na categoria Prestador de Serviço são 30. Quando eles finalizarem o cadastramento, precisarão mandar o esboço do projeto, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade, apresentando um plano de atividades a ser executado para as crianças e adolescentes.

Já os da categoria Provedor, que também somam 30 cadastrados, encaminham as doações para o serviço de acolhimento.

Segundo a Semdes, por causa da crise pandêmica e a orientação para se evitar aglomerações, os candidatos nas categorias Provedor e Prestador de Serviços têm recebido as orientações por telefone.

“Este é um projeto muito importante, que veio para incrementar as políticas sociais de nossa cidade. Ficamos felizes com a adesão da população que, mesmo com a situação gerada pela pandemia, tem se mostrado interessada e participativa”, expressa a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

O Projeto

Com o objetivo de que pessoas, famílias e empresas possam contribuir para o desenvolvimento das crianças e jovens acolhidos, o Apadrinhamento Afetivo visa promover convívio e experiências familiares, gerando vínculos afetivos seguros e duradouros, podendo contar, também, com apoio material.

Para a implantação do projeto, a Semdes apresentou a proposta a órgãos como o Conselho Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Como ser participante

Para se tornar um padrinho ou madrinha do projeto, o candidato precisa ser maior de idade; ter residência fixa no município de Cachoeiro; apresentar disponibilidade para participar, efetivamente, da vida do afilhado, bem como das reuniões e oficinas com a equipe do projeto; permitir visitas técnicas em sua residência; concordar com as normas estabelecidas pela proposta do Apadrinhamento e a instituição de acolhimento.

Os interessados podem ligar para a sede da Semdes, por meio dos números 3511-3972 | 3155-5380, para mais informações sobre todas as etapas do projeto e as documentações necessárias para participar.

Modalidades de apadrinhamento

O projeto apresenta três modalidades de apadrinhamento:

Padrinho Afetivo: é aquele que fará visitas regulares ao acolhido, buscando-o para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, proporcionando convivência sociofamiliar que produzam experiências gratificantes;

Padrinho Provedor: dará suporte material ou financeiro à criança ou ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, vestuário, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva, idiomas ou contribuição financeira para alguma demanda específica do acolhido;

Padrinho Prestador de Serviços: profissional ou empresa que, por meio de ações de responsabilidade social junto às instituições, cadastre-se para atender às crianças e aos adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade, apresentando um plano de atividades.