Notícias

Acessuas

Projeto de Cachoeiro terá destaque em mostra estadual de assistência social

O Acessuas promove atividades de orientação para inserção no mercado de trabalho
Foto: Divulgação/PMCI

Mais uma vez, Cachoeiro marcará presença na Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social do Espírito Santo, que terá a sua 3ª edição realizada na próxima quarta-feira (19), em formato virtual, com participação de profissionais de todo o estado que atuam nessa área.

Dentre as 23 práticas relacionadas pelo evento, três são cachoeirenses, tendo uma delas, o “Acessuas nas suas mãos”, conquistado o primeiro lugar na categoria Benefícios Assistenciais e Programas.

Voltado para a preparação de usuários de serviços sociais para o mercado de trabalho, o projeto será apresentado na Mostra. A equipe responsável vai falar, principalmente, sobre as estratégias escolhidas para manter as atividades durante a pandemia.

Em 2020, mais de 100 pessoas foram certificadas pelo Acessuas. Já neste ano, cerca de 99 participaram das oficinas.

“É uma grande satisfação, por mais um ano, ter um serviço selecionado para a Mostra Estadual. Ainda mais neste ano de tantos desafios para nossos serviços. Conseguimos contar, ainda mais, com a proatividade e dedicação de nossos servidores para o melhor atendimento à população. Isso só nos traz gratidão”, expressa a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

Os outros dois projetos do município mencionados pela mostra são: “Serviço de Convivência e o Combate ao trabalho infantil: construindo novas histórias”, no segmento “Serviços”, e “Programa Criança Feliz – cantado benefícios da musicalização no desenvolvimento da criança na primeira infância”, também na categoria Benefícios Assistenciais e Programas.

Edital

As três práticas da Semdes foram selecionadas em edital da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) para o evento, que objetiva identificar e fomentar ações bem-sucedidas que contribuam para a modernização, inovação e eficiência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no estado. Todas as práticas selecionadas serão incorporadas ao acervo do Observatório Estadual do Sistema Único de Assistência Social do Estado.