Ocupação cultural

Projeto de ensino de capoeira conclui ciclo de atividades no Centro Cultural Mestre Salatiel

Evento será promovido pelo grupo Mocambos, no domingo (17), às 9h
Foto: Divulgação PMCI

No domingo (17), a partir das 9h, o Centro Cultural Mestre Salatiel, no bairro Recanto, recebe a atividade que marca o encerramento, neste ano, do projeto Educapoeira, contemplado pelo edital de ocupação de espaços culturais, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro.

Na ocasião, será realizada a segunda entrega e troca de cordas do grupo Mocambos de Capoeira, responsável pelo projeto. Cerca de 300 pessoas estarão presentes, entre capoeiristas, familiares e comunidade.

Por meio do Educapoeira, além de aprenderem a jogar capoeira, crianças e adolescentes (de 6 a 17 anos) participaram de atividades em que conheceram mais sobre cultura popular e a importância de salvaguardar as tradições dela. Ao longo deste ano, as atividades foram realizadas às segundas e sextas-feiras, no contraturno escolar dos participantes.

“Domingo será um dia de muita alegria, pois reuniremos muitos alunos e famílias para mostrar o valor da capoeira na formação de cidadãos de bem. Procuramos sempre resgatar os valores e o respeito ao próximo. Será uma grande integração social”, afirma uma das coordenadoras do projeto, a mestranda Kely Belato (Vampyra), ressaltando que o evento é aberto ao público.

O subsecretário de Cultura de Cachoeiro, Lucimar Costa, destaca a importância dos projetos de formação cultural resultantes do edital de ocupação dos centros culturais, como o Educapoeira.

“Essa forma de integração entre poder público, instituições culturais organizadas e sociedade é fundamental para manter viva e pulsante a cultura cachoeirense”, disse.