Projeto Guarda Mirim é ampliado para o interior de Cachoeiro

No distrito de Itaoca, haverá aulas de futsal, teatro, dança e coral, além de palestras

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) vai ampliar o projeto Guarda Mirim para o interior de Cachoeiro de Itapemirim. A primeira região contemplada é o distrito de Itaoca, onde as atividades começam, no próximo dia 29, para 200 estudantes inscritos.

Eles terão aulas gratuitas de futsal, de teatro, de dança e de coral, que vão acontecer no contraturno escolar, uma vez por semana (às segundas-feiras), no ginásio poliesportivo Darcílio Cossi. Já as palestras serão na escola municipal Petronilha Vidigal. Está prevista, também, oficina de jiu-jitsu.

Ainda há vagas abertas, destinadas a crianças e adolescentes da região com idade entre 8 e 16 anos, de ambos os sexos, matriculados nas redes públicas e privadas de ensino. As inscrições podem ser feitas pelo próprio candidato ou pelo responsável legal, na própria escola Petronilha ou, também, na associação de moradores de Itaoca.

Para o cadastro, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: cópias do RG, certidão de nascimento, comprovante de residência (luz, água ou telefone), atestado de aptidão física e duas fotos 3×4.

O secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Júnior, explica que o intuito da extensão do projeto é reforçar seu caráter de prevenção primária, na perspectiva da segurança pública. “A criança e o adolescente vão receber uma série de informações úteis para a formação deles como cidadãos. Com isso, esses alunos se tornam multiplicadores das boas práticas sociais que aprenderam”, destaca.

Aulas teóricas e práticas sobre temas variados

Com cinco anos de atividades, a Guarda Mirim, além de promover ações com foco na cidadania e na prevenção à violência, também oferta aulas teóricas e práticas sobre temas como educação no trânsito, prevenção contra vícios, ética, solidariedade, meio ambiente, cultura, primeiros socorros e esporte.

Os guardas mirins participam, ainda, de atividades extraclasse e de eventos promovidos pela GCM e pela prefeitura de Cachoeiro.

Atualmente, o projeto conta com um total de 400 estudantes. Destes, 100 participam das aulas realizadas na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Ilha da Luz, que tiveram início em 26 de fevereiro deste ano.

Também há turmas da Guarda Mirim nas escolas municipais Maria das Dores Pinheiro do Amaral (do bairro Valão), que contará com 100 alunos; Maria Stael de Medeiros Teixeira (do Village da Luz), com 100 alunos; e Deusdedit Baptista (do Coramara), com 100 alunos. As atividades começam na próxima semana.