Projeto leva palestra sobre violência doméstica a escolas

Além de dar assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, a Ronda de Apoio à Família (Rafa), da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro, está promovendo palestras em escolas sobre o tema, para pais e alunos.

Na segunda-feira (6), a escola estadual “Domingos Ubaldo”, no distrito de Conduru, recebeu a equipe do projeto, que falou aos pais dos alunos sobre questões como a Lei Maria da Penha, os tipos de violências no âmbito familiar, medidas protetivas, rede de apoio à mulher e a importância da família para a formação dos indivíduos.

Na ocasião, foram distribuídos panfletos com orientações para as mães sobre tipos de violência, o Rafa e a rede de apoio. “São momentos muito porveitosos, em que, não raro, muitas mulheres identificam violências que sofreram ou sofrem, e se tornam mais conscientes sobre seus direitos e como romper as condições de violência”, explica a coordenadora do projeto, Denise Koppe.

Para solicitar a palestra, as instituições de ensino municipais, estaduais e particulares devem enviar um ofício à Semset, por e-mail, com, no mínimo, 20 dias de antecedência. O endereço eletrônico é semset.gab@cachoeiro.es.gov.br.

Rafa

O Rafa foi criado pela prefeitura de Cachoeiro, em 2017, com o intuito de atuar no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Atua em parceria com o Poder Judiciário, a Delegacia de Atendimento à Mulher, a Defensoria Pública e as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (Semus).