Projeto Nascentes Vivas já protege 32 mananciais em Cachoeiro

A iniciativa é coordenada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura e Interior

Por meio do projeto Nascentes Vivas, lançado há exatamente um ano, em março de 2018, a prefeitura já atendeu 27 propriedades do interior de Cachoeiro de Itapemirim, garantindo, assim, a preservação de 32 nascentes.

Seus proprietários receberam, por meio da assinatura de um termo de compromisso, kits com arame, mourão e grampo, para o cercamento das nascentes. Foram doados, ao todo, mais de 26 mil metros de arame, 2.949 mourões e 56 quilos de grampos. O trabalho inclui, ainda, educação ambiental para a preservação e conservação dos recursos hídricos.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), a iniciativa visa proteger e revitalizar as nascentes.

“Essas proteções acarretam na recuperação natural dessas áreas. Os proprietários atendidos têm declarado satisfação com o projeto. Em alguns casos, inclusive, já é percebido o aumento no quantitativo de água”, explica Andressa Colombiano, secretária municipal de Meio Ambiente.

Segundo ela, a equipe do Nascentes Vivas vem acompanhando e monitorando todas as propriedades atendidas pelo projeto com visitas periódicas e trabalhos de orientações.

“Na primeira etapa do projeto, após encontro com a população no distrito de Burarama, buscamos a adesão dos proprietários, aproveitando suas demandas de visitas às propriedades e oferecendo a quem pudesse se interessar. Também atendemos produtores rurais que se interessaram pelo projeto durante a trilha ecológica na ExpoSul, no ano passado”, acrescenta Robertson Valladão, secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro.

Nessa nova etapa, de acordo com ele, a Semai fará duas ações de cadastramento: uma prévia, durante palestra a ser promovida na região de Burarama (com data ainda a ser definida), e outra na Semma, com a meta de alcançar o quantitativo de 50 propriedades.

Ação conjunta para limpeza de córregos

No que se refere à recuperação e preservação de recursos hídricos, a prefeitura de Cachoeiro vem atuando, ainda, na ação conjunta de limpeza de córregos urbanos e educação ambiental das comunidades de entorno. Amarelo e Coramara estão entre os córregos já contemplados. O cronograma deste ano prevê Dia D de limpeza nos bairros IBC e BNH de Cima, dentre outras regiões.

Viabilizado por meio de acordo de cooperação técnica para revitalização dos córregos, o mutirão conta com a Semma e, ainda, com as secretarias municipais de Governo (Semgov), de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), de Saúde (Semus), de Obras (Semo), de Serviços Urbanos (Semsur), a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), BRK Ambiental e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro (Fammopoci).