Pré-Bienal Rubem Braga

Projeto Pé de Livros visita três municípios vizinhos neste mês

Ações visam a mobilização para a Bienal Rubem Braga, em maio
Foto: Márcia Leal/PMCI

Três municípios receberão a visita do projeto itinerante Pé de Livros, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro, neste mês.

As atividades começaram nesta quinta-feira (5), em Atílio Vivacqua. As crianças das escolas municipais “Zulmira Ventury Baptista” e “Felipe Andrade Costa” assistiram, pela manhã, à contação de histórias feita por Maria Elvira Tavares.

No dia 12, será a vez dos estudantes da escola “Pedro José Vieira”, do município de Mimoso do Sul, participarem da ação, que será comandada pelo ator Beto Rodrigues, às 14h e às 15h.

O último município vizinho a receber a ação será Muqui, no dia 26. As crianças da escola “Frei Pedri Domingo Izcara” irão se divertir com as histórias contadas por Beto Rodrigues. A atividade acontecerá às 14h e às 15h.

Essas ações do projeto visam promover a mobilização das cidades vizinhas para a oitava edição da Bienal Rubem Braga, feira literária que a Semcult realizará em maio deste ano.

“O Pé de Livros é o projeto que faz o anúncio da Bienal quando ela se aproxima, por isso, a importância de levá-lo aos municípios do entorno. Queremos que a proposta da Bienal seja a mais abrangente possível e que rompa as fronteiras de Cachoeiro”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

O Pé de Livros

O projeto Pé de Livros incentiva ações artísticas e literárias que enriquecem o fazer educativo e estimulam a consciência ambiental. É construído, sempre que possível, uma ambientação com livros que pendem de árvores, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de preservação da natureza.

Além disso, por meio de contação de histórias e da utilização de materiais lúdicos, como fantoches, o projeto tem o intuito de despertar e estreitar o contato com a literatura e fomentar o hábito da leitura.