Notícias

Formação de lideranças

Projeto Soma. é lançado com boas expectativas entre os líderes comunitários

No primeiro encontro, foi realizada uma palestra com o tema "3 starts para a liderança"
Foto: Patricia Pim/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro lançou, na noite de quarta-feira (15), o projeto Soma., criado pela Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico para ampliar o diálogo com as comunidades e apoiar a formação de lideranças comunitárias.

O primeiro encontro formativo para representantes de bairros e distritos do município foi realizado no auditório do Centro Universitário São Camilo, bairro Paraíso.

Na ocasião, os participantes assistiram à palestra sobre o tema “3 starts da liderança”, ministrada por Fabrício Chiqueto, psicólogo ocupacional, especialista em desenvolvimento humano.

“Nosso principal objetivo foi conscientizá-los da importância do papel deles na liderança de suas comunidades, ao realizar ações que agregarão valor coletivo. Repassamos orientações que podem contribuir no processo de transformação das realidades locais”, afirmou.

Presentes, no lançamento do projeto, a secretária municipal de Governo e Planejamento, Lilian Siqueira, e o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, destacaram a importância da boa comunicação entre a população e os gestores públicos.

“Com esse projeto, queremos ajudar no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários para que os participantes se tornem líderes e representantes proativos; que se fortaleçam como agentes de mudança em suas comunidades”, destacou a secretária.

“Apoiar as lideranças comunitárias é uma das principais iniciativas do poder público no sentido de conhecer as demandas da população e estreitar a relação com seus representantes, passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e participativa, onde todos possam ter suas vozes ouvidas”, afirmou o prefeito.

Participantes aprovaram o projeto

O projeto Soma. teve início com 130 inscritos, entre representantes e líderes de mais de 60 bairros e distritos de Cachoeiro. Heloísa Lopes, do Boa Vista, aprovou o primeiro encontro.

“Achei uma iniciativa maravilhosa, que vem para somar e nos ensinar a ouvir as pessoas e a desenvolver ideias. Hoje, sentimos que temos vez e voz junto à Prefeitura”, afirmou.

“Foi um evento muito proveitoso, que abriu minha mente para várias questões que posso aplicar no dia a dia para melhorar a realidade do meu bairro, contando, sempre, com o suporte da Prefeitura, que é uma grande parceira”, comentou Roseane de Oliveira, que representou o bairro Nossa Senhora Aparecida.

Sobre o projeto

Nos próximos meses, os encontros do projeto Soma. abordarão temas diversos como transparência, segurança pública, cidade inteligente, liderança estratégica, inclusão produtiva, entre outros, durante atividades formativas.

Posteriormente, os participantes realizarão, sob orientação, diagnósticos para conhecer e melhor apresentar suas comunidades, identificando, por exemplo, festas e eventos tradicionais, que podem vir a ser apoiados pela Prefeitura, via editais de chamamento público, bem como pela iniciativa privada.

As atividades contam com os seguintes apoiadores: Centro Universitário São Camilo, Sicredi, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Associações de Moradores de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci).