Projeto vai formar jovens empreendedores nos bairros de Cachoeiro

A fase-piloto vai escolher uma entre quatro comunidades

Neste semestre, começa a ser implantada em Cachoeiro a fase-piloto de um projeto inédito: o Bairro Empreendedor, que vai identificar jovens com interesse em criar seus próprios empreendimentos ou em entrar no mercado de trabalho. A iniciativa é parceria entre a prefeitura e o Sistema S.

A primeira visita para identificação das demandas ocorreu no bairro Zumbi. Até o início de abril, os técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) chegam aos bairros Gilson Carone, Rubem Braga e Village da Luz.

A fase-piloto será em um desses quatro bairros. Participam do levantamento, principalmente, as lideranças comunitárias e as escolas, que ajudam a equipe do projeto a traçar um panorama sobre a economia e as principais dificuldades sociais de cada bairro.

As atividades práticas no bairro escolhido terão início neste semestre. O cruzamento dos dados vai apontar o público e os cursos e oficinas mais importantes para a comunidade, prevendo orientações específicas para o jovem que almeja iniciar um negócio próprio ou se preparar para ser contratado por empresas da cidade.

De acordo com Leandro Mascarelo, gerente de Ciências, Tecnologia e Empreendedorismo da Semdec, o incentivo ao empreendedorismo visa fornecer alternativas ao jovem. “Queremos que eles tenham acesso às informações, ao estímulo e às ferramentas para se tornar um empregador, gerando ainda mais oportunidades de renda, até mesmo, para a comunidade onde vive”, ressalta.

Terceira etapa vai premiar projetos de destaque

Nos cursos profissionalizantes para os jovens, as escolas municipais da região também serão parceiras. Entre as disciplinas, estão confirmadas matemática financeira, recursos humanos e estatística. A grade busca estimular características empreendedoras como iniciativa, comprometimento, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos.

É na segunda etapa que os participantes vão criar e planejar uma empresa modelo. Os orientadores vão cobrar e ajudar na condução dos projetos com base, por exemplo, em viabilidade econômica, fortalecimento da comunidade e combate ao desemprego.

Haverá premiação aos três projetos que mais se destacarem. “Por meio do Bairro Empreendedor, queremos incentivar e apoiar, paralelamente, o cooperativismo e o associativismo. As orientações vão fortalecer o vínculo com a comunidade, ao propor empreendimentos sustentáveis em cada região”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.