Projeto vai implantar hortas em escolas de Cachoeiro

Iniciativa também prevê cultivo no Banco de Alimentos do município

Um novo projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Agriculta e Interior (Semai), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), pretende implantar hortas em escolas municipais de Cachoeiro. O objetivo é ensinar aos alunos como é possível, mesmo em um pequeno espaço, cultivar alimentos nutritivos que podem compor uma dieta saudável.

Serão plantadas hortaliças, como couve, almeirão e chicória, que são mais resistentes ao calor, ervas, como cebolinha, salsinha e hortelã, plantas medicinais e alimentos com raízes, como cenoura e beterraba. A escolha do que será plantado será feita de acordo com as características de cada ambiente.

Os alimentos cultivados serão utilizados nas escolas, para a refeição dos próprios alunos. O projeto támbém prevê palestras para os estudantes e familiares sobre o assunto.

As unidades de ensino contempladas serão: “Abigail dos Santos Simões”, de Pacotuba, “Dolores Gonzales Vila”, de Conduru, “Galdino Theodoro da Silva” e “Maria das Vitórias”, em Jardim Itapemirim, “Jenny Guardia”, no São Geraldo, “Professora Ariete Moulin Costa”, no São Lucas, “Professora Juracy Cruz”, no São Luiz Gonzaga, “Saturnino Rangel”, no Arariguaba, e “Zilma Coelho Pinto”, no Ferroviários.

De acordo com a Semai, a maioria dessas escolas já recebeu visitas técnicas para o reconhecimento da área e verificação das mudas mais apropriadas. Atualmente, a equipe responsável está realizando a demarcação dos canteiros para receberem terra e esterco necessários para a plantação.

“Estamos propondo que as escolas municipais tenham suas próprias hortas para auxiliar na composição da dieta da merenda escolar, com produtos saudáveis, e as utilizem como recurso didático de apoio para os professores, integrando as atividades de produção com o ensino das diversas disciplinas”, afirma o secretário municipal de Agriculta e Interior, Robertson Valladão.

Horta também no Banco de Alimentos

Além disso, a Semai, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), também implantará uma horta no Banco de Alimentos do município, para que os itens produzidos sejam destinados a entidades socioassistenciais cadastradas no equipamento.