Mostra estadual

Projetos de segurança alimentar de Cachoeiro entre os melhores do ES

Distribuição de cestas verdes a famílias em risco social foi um dos projetos selecionados para mostra estadual
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro teve dois projetos selecionados para a III Mostra de Experiências em Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo.

Classificadas entre as 13 melhores propostas inscritas por prefeituras e instituições capixabas, as iniciativas cachoeirenses serão apresentadas no dia 20 de outubro. O evento será realizado no auditório da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em Vitória.

Com o projeto “Combatendo o Desperdício de Alimentos e a Insegurança Alimentar e Nutricional”, Cachoeiro conquistou a quarta posição. A ação consiste na distribuição de cestas verdes a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Montadas no Banco de Alimentos, as cestas são compostas de vegetais adquiridos por meio de compras governamentais e doações de produtores rurais e empresas, contribuindo para garantir o direito humano à alimentação adequada (DHAA) a centenas de famílias.

O outro projeto cachoeirense, que ficou em 8º lugar, é “Segurança Alimentar e Nutricional: Palestras Destinadas às Famílias em Vulnerabilidade Social, Usuários dos Cras”. Com a iniciativa, a Semdes, por meio do setor de Educação Alimentar e sua equipe de nutrição, orienta os usuários sobre a alimentação saudável e segura, conscientizando sobre como aproveitar o alimento e a importância dos padrões higiênico-sanitários.

“Esse é mais um importante reconhecimento às políticas públicas de segurança alimentar desenvolvidas em Cachoeiro. Isso ajuda a consolidar o município como uma referência estadual nessa área e, o mais importante, atesta que as ações estão alcançando os resultados esperados, garantindo melhor alimentação às famílias em risco social”, salienta a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.