Água, esgoto e resíduos sólidos

Projetos para saneamento em Cachoeiro serão apresentados nesta quarta (7)

Os programas, projetos e ações que estão sendo definidos para melhoria do sistema de saneamento de Cachoeiro, nos próximos anos, serão apresentados à população, nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, em evento on-line.

A apresentação faz parte dos processos de revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), conduzidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa/Ufes).

A transmissão será feita por meio do YouTube, no canal youtube.com/LagesaUfes, quando o público poderá interagir com os técnicos responsáveis pela apresentação.

O evento é oportunidade para os cachoeirenses conhecerem o Plano de Execução que foi elaborado a partir dos problemas e desafios diagnosticados em etapas anteriores do processo de construção dos planos municipais.

Serão apresentadas propostas nos eixos de abastecimento de água e esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e gestão institucional.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca, os eventos relacionados ao PMAE e ao PMGIRS estão sendo realizados de forma virtual por conta da pandemia, mas a participação dos diversos segmentos da sociedade civil e do poder público tem sido expressiva.

Em maio deste ano, ocorreram os Encontros Técnicos Participativos Virtuais, em que foram apresentados os prognósticos e cenários relacionados à situação dos serviços de saneamento do município.

“Agora, estamos na reta final do trabalho e convocamos toda a população para mais esse importante encontro”, afirma a secretária.