Notícias

Sustentabilidade

Propriedades de Cachoeiro são certificadas para produção orgânica

Sítios estão localizados em Pacotuba
Foto: Divulgação/PMCI

Os sítios “Três Irmãos” e “Esperança”, localizados no distrito Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, são os dois primeiros do município a receberem o certificado de produção 100% orgânica. Em breve, os produtos dessas duas propriedades poderão ser encontrados com o selo de reconhecimento na feira livre de produtos orgânicos do bairro Gilberto Machado, que acontece aos sábados, às 7h, e em outras feiras livres do município.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), contratou uma empresa especializada para fazer a auditoria que avaliou as propriedades pelo sistema de controle.

Agora, de posse do selo válido em todo território nacional, os produtores Paulo Sérgio de Souza e Samuel Matias poderão comercializar produtos naturais, livres de contaminação externa, tanto nas feiras organizadas pelo município, quanto no comércio em geral.

Além de contribuir para a preservação ambiental, visto que o cultivo é feito sem a adição de componentes químicos, o incentivo à produção orgânica responde a uma demanda crescente.

O secretário de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, explica que o reconhecimento traz vantagens importantes para setor rural. “A demanda por produtos naturais, de cultivo orgânico, tem crescido muito. As pessoas estão procurando ter uma alimentação cada vez mais saudável e é importante que os nossos produtores, que giram a economia do setor agrícola, estejam preparados para atender a essa procura”.

Valladão ressalta, ainda, que Cachoeiro tem capacitado outros produtores, que estão na fase final da auditoria e, em breve, também vão adquirir o certificado.

Os agricultores interessados nessa qualificação podem procurar a sede da Semai, localizada na rua Agripino de Oliveira, Independência, de segunda a sexta, de 12h às 18h, onde serão orientados sobre os processos necessários.