Covid-19 e gripe

Protocolos de saúde devem ser mantidos durante as festas de Ano Novo

Secretaria Municipal de Saúde faz recomendações para população curtir sem correr riscos
Foto: Ilustrativa

Com a proximidade das comemorações de Ano Novo, muitas pessoas já começaram os preparativos para as festas e confraternizações com amigos e familiares. Em 2021, o avanço da vacinação contra a Covid-19 permite a realização de encontros com mais segurança, mas a população deve tomar cuidado com a disseminação de síndromes respiratórias, tendo em vista o aumento de casos gripe no Brasil e a propagação de outra variantes da própria Covid-19, como a Ômicron.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) recomenda a preferência por ambientes abertos na hora da realização de encontros, já que permitem uma melhor circulação do ar, o que reduz as chances de contágio pelas partículas virais. Também é recomendável a utilização de materiais descartáveis para que os convidados evitem o compartilhamento de talheres, copos e outros objetos de uso pessoal.

Álcool em gel e máscara também seguem indispensáveis em qualquer ocasião. No caso do item facial, é indicado a retirada apenas durante a ingestão de comidas e bebidas. Além disso, é importante que todos os convidados estejam em dia com seus respectivos esquemas vacinais.

Ainda de acordo com a Semus, antes da realização de qualquer encontro, é recomendada atenção redobrada aos sintomas. Caso sinais de doença sejam percebidos, a indicação é fazer isolamento e, se necessário, procurar atendimento de saúde.

“Graças à vacinação, estamos em uma situação de relativo conforto em relação à pandemia. Entretanto, para que as pessoas possam aproveitar as confraternizações de ano novo com segurança, é imprescindível a continuidade dos protocolos sanitários”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.