Prova vai selecionar estudantes para o Pré-Ifes 2019

Curso preparatório é oferecido a alunos do 9º ano da rede municipal de educação

Neste ano, os alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de Cachoeiro que desejarem fazer o curso preparatório gratuito Pré-Ifes, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), terão que passar na prova que será aplicada para o preenchimento das 220 vagas disponíveis.

No curso, realizado anualmente, os estudantes têm a oportunidade de estudar de modo mais aprofundado – em aulas aos sábados – os conteúdos cobrados no processo de seleção para ingresso no ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A avaliação para entrar no Pré-Ifes será aplicada no próximo dia 24. Os alunos poderão se inscrever de 15 a 17 deste mês, nas secretarias das próprias escolas em que estão matriculados.

Os conteúdos abordados na avaliação, que terá questões objetivas, serão das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Os estudantes serão classificados de acordo com a ordem decrescente da pontuação na prova, até que o número de vagas disponibilizadas pelo projeto seja preenchido. O resultado será divulgado no dia 10 de maio, nas escolas de ensino fundamental da rede municipal.

Os aprovados iniciam no curso preparatório no dia 18 de maio, em aula inaugural no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários. As demais aulas acontecerão nas escolas Anacleto Ramos (Ferroviários) e Pedro Estellita Herkenhoff (BNH de Baixo), sempre aos sábados, das 8h às 12h30.

Os alunos do Pré-Ifes vão estudar de modo mais intensivo Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa e Ciências, disciplinas ensinadas por professores da rede municipal. A carga horária total será de 110 horas. No último dia do curso, 30 de novembro, será promovido um Seminário de Orientação Profissional, que acontecerá também na escola Zilma Coelho.

“Percebemos que esse projeto, ao longo dos últimos anos, foi uma ação fundamental para motivar os estudantes a ingressarem no Ifes e o número de aprovações tem crescido. Neste ano, pretendemos inserir no projeto atividades de reforço também durante a semana. Todo esse trabalho para que nossos alunos ingressem em um ensino médio de qualidade”, enfatiza a secretaria municipal de Educação, Cristina Lens.

O edital sobre a participação no Pré-Ifes está disponível no site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). Basta acessar as abas: ‘Secretarias’; ‘Educação’ e ‘Editais’.