Plataforma digital

Público externo já pode utilizar Processo Eletrônico para serviços da Prefeitura

Licença para construção e revisão de cadastro imobiliário são alguns dos serviços disponíveis para solicitar pela internet

A Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), já incluiu alguns procedimentos voltados para o público externo na plataforma de Processo Eletrônico da Prefeitura de Cachoeiro. Com isso, cidadãos e empreendedores podem solicitar uma série de serviços pela internet e acompanhar toda a tramitação (incluindo aprovação) sem precisar se deslocar até a secretaria.

Os processos incluem: licença para construção; habite-se; termo de referência para EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança); consulta aos índices urbanísticos; revisão de cadastro imobiliário e consulta prévia de pessoa física.

Para solicitar os serviços, basta acessar o portal processos.cachoeiro.es.gov.br, clicar em “Protocolo de Processos” e se cadastrar. O cadastro exige o preenchimento de um formulário e validação por meio de documento com foto (veja as instruções no vídeo abaixo).

Cachoeiro – Cidade Digital

A plataforma de Processo Eletrônico faz parte do projeto Cachoeiro – Cidade Digital. O objetivo é digitalizar 100% dos procedimentos da Prefeitura de Cachoeiro, para dar mais agilidade, segurança e transparência aos processos e reduzir custos com a gestão das informações municipais.

Atualmente, a inserção dos procedimentos na plataforma digital está em fase de transição. Servidores também já podem acessar para solicitar alguns serviços, como pedidos de licença e solicitação de férias vencida.

“A digitalização permite a guarda mais segura de documentos e faz a tramitação funcionar de maneira muito mais ágil. A modernização também nos permite atender com mais precisão ao que indica a Lei Geral de Proteção de Dados e dar mais transparência à gestão”, afirma o coordenador executivo de Tecnologia da Informação de Cachoeiro, Elcio Paes de Sá Neto.

“Além de ser muito mais rápido e prático, o Processo Eletrônico começa a funcionar em um momento muito desafiador para todos nós, com as restrições de deslocamento devido à pandemia. Estamos sempre buscando inovações, para tornar a gestão pública cada vez mais eficiente”, completa o prefeito Victor Coelho.

Confira a lista completa de serviços disponíveis no Processo Eletrônico:

Alteração de férias
Licença casamento
Licença luto
Licença paternidade
Licença para doação de sangue
Solicitação de férias vencidas
Licença para acompanhar pessoa da família
Salário família
Troca de banco
Cópia do contrato administrativo

Cidadão