Notícias

Saúde na Hora

Quatro unidades de saúde de Cachoeiro atendem até as 19h

Horário de atendimento é 7h às 19h, de segunda a sexta
Foto: Márcia Leal/PMCI

Quatro unidades básicas de saúde (UBS) de Cachoeiro de Itapemirim estão funcionando com horário estendido: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira – três horas a mais que o período convencional.

São as UBS localizadas nos bairros: Jardim Itapemirim, Amaral, Aeroporto e Paraíso.

A extensão do horário, iniciada neste mês, foi possibilitada pela habilitação de Cachoeiro no programa federal Saúde na Hora. O principal objetivo é proporcionar atendimento para quem não tem condições de buscar serviços de saúde das 7h às 16h, horário normal de funcionamento das unidades.

São oferecidos os serviços convencionais das UBS, como consultas, vacinação, aferição de pressão arterial e glicose, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (Sífilis, Hepatite B e C e HIV), exame preventivo (Papanicolau), curativo, dentre outros.

O atendimento não é restrito a moradores das regiões onde ficam essas unidades. Por isso, elas são uma alternativa aos pronto-atendimentos, nos casos em que o paciente não precise de assistência de urgência e emergência.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 85% das demandas de saúde podem ser resolvidas sem a necessidade de ida a um serviço de emergência ou pronto-socorro, podendo ser tratados nas unidades básicas.

Além disso, as UBS com horário estendido são um importante suporte neste período de pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19), em que aumenta o número de pessoas que procura os serviços de saúde. Elas podem atender pacientes com sintomas leves da doença.

“É muito importante essa ampliação da disponibilidade dos serviços públicos de saúde. É muito oportuno que ela tenha ocorrido neste momento de pandemia. É uma experiência nova em Cachoeiro, com poucos dias de implantação, e esperamos que a população aproveite bem”, ressalta a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Confira a localização e o telefone de contato das Unidades Básicas de Saúde com horário estendido (segunda a sexta-feira, das 7h às 19h):

UBS Aeroporto
Localização: Rua Alfredo Seco, 1 – Boa Vista
Telefone: (28) 3155-5358

UBS Amaral
Localização: Rua José Mancine, 17 – Amaral
Telefone: (28) 3155-5376

UBS Jardim Itapemirim
Localização: Rua Walace de Melo Pereira Barreto, 145 – Jardim Itapemirim
Telefone: (28) 3526-8728

UBS Paraíso
Localização: Rua Florentino Vantil, 8 – Paraíso
Telefone: (28) 3511-3845